Aula sobre Multiplicacao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A multiplicação de números racionais é uma habilidade matemática fundamental que permite aos alunos resolver problemas do cotidiano, como calcular preços de produtos em promoção, dividir uma receita pela metade ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma determinada receita. O objetivo aqui é ensinar a multiplicação de números racionais de forma envolvente e didática, incentivando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades matemáticas importantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e compartilhe exemplos de situações cotidianas que envolvem multiplicação de números racionais. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para criar o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Explicação da multiplicação de números racionais

    Explique a multiplicação de números racionais e suas propriedades operatórias. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos trabalharão em seus grupos para elaborar o mapa de registro do jogo. Eles deverão pensar em um nome para o jogo, definir o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o usuário final e por que o jogo é engajador e será um sucesso. Após preencher o mapa de registro, cada grupo deverá colocar a mão na massa para materializar os jogos que pensaram.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos poderão fazer perguntas e dar feedback sobre os jogos dos colegas. Estimule os alunos a testarem os jogos, inclusive os dos demais grupos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Compartilhe alguns problemas envolvendo a multiplicação de números racionais para os alunos trabalharem em seus grupos para resolvê-los. Acompanhe e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados, avaliando a criatividade, a eficiência, o aprendizado e a diversão de cada um.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando a multiplicação de números racionais em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação de números racionais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade do mapa de registro do jogo.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo a multiplicação de números racionais.

Ações do professor

  • Apresentar a multiplicação de números racionais e suas propriedades operatórias.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para estruturar o mapa de registro e o jogo.
  • Resolver problemas envolvendo a multiplicação de números racionais.
  • Participar ativamente na apresentação dos jogos dos colegas e da discussão em grupo.