Aula sobre Multiplicacao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A multiplicação de números racionais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, cálculos de descontos em compras, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a multiplicar números racionais e entendam a relação entre a multiplicação e a divisão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é números racionais, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos destes números presentes no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente multiplicação de números racionais. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Jogo de cartas

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de cartas em que deverão multiplicar números racionais. Forneça um baralho com cartas que contêm números racionais e os alunos deverão multiplicar as cartas que receberem. O objetivo é que os alunos pratiquem a multiplicação de números racionais de forma lúdica.

    Estação 2 - Problemas

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem a multiplicação de números racionais. Compartilhe uma lista de problemas e os alunos deverão resolvê-los em grupo. O objetivo é que os alunos apliquem a multiplicação de números racionais em situações práticas.

    Estação 3 - Vídeo explicativo

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a multiplicação de números racionais. Apresente um vídeo curto e os alunos deverão prestar atenção nas explicações e tirar dúvidas. O objetivo é que os alunos compreendam melhor a multiplicação de números racionais.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como o cálculo de diferentes multiplicações de números racionais selecionados por você.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido nas estações. Os alunos poderão tirar dúvidas enquanto você reforça os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em multiplicar números racionais.
  • Compreender a operação da multiplicação de números racionais.
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em multiplicar números racionais.
  • Compreensão da relação entre a multiplicação e a divisão de números racionais.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Fornecer materiais didáticos e exemplos práticos para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Tirar dúvidas e buscar compreender os conceitos apresentados.
  • Colaborar com os colegas de grupo nas atividades em equipe.
  • Resolver os exercícios apresentados pelo professor.