Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Multiplicação e divisão de frações" e explique a importância do assunto na Matemática e no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem a multiplicação e divisão de frações, como receitas culinárias e cálculo de porcentagens.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo. Traga aqui para que servirá o diário e exemplos de como construi-lo.

  4. Etapa 4 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema que envolva a multiplicação ou divisão de frações para ser resolvido e registrado no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para a resolução do problema escolhido e registrar no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para a resolução do problema e registrar no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Matemática no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Orientar os grupos na escolha do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Escolher um problema que envolva a multiplicação ou divisão de frações.
  • Gerar alternativas para a resolução do problema.
  • Escolher a melhor alternativa para a resolução do problema e registrar no diário de bordo.