Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Multiplicação e divisão de frações" e explique a importância do assunto na Matemática e no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações que envolvam multiplicação e divisão de frações, como cálculo de porcentagens, receitas culinárias, entre outros.Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo.Etapa 4 - Definição do problema
Cada grupo irá definir um problema que envolva multiplicação e divisão de frações para ser resolvido no diário de bordo.Etapa 5 - Geração de alternativas
Os grupos irão gerar alternativas para a resolução do problema definido na etapa anterior.Etapa 6 - Solução do problema
Os grupos irão escolher a melhor alternativa e resolver o problema no diário de bordo.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
- Resolução correta do problema proposto.
- Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.
- Colaboração e respeito entre os membros do grupo.
- Utilização correta dos conceitos de multiplicação e divisão de frações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos.
- Orientar os alunos na formação dos grupos e na definição do problema.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
- Avaliar os diários de bordo e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do diário de bordo.
- Colaborar com os membros do grupo.
- Utilizar corretamente os conceitos de multiplicação e divisão de frações.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e coerente.
- Respeitar as opiniões dos colegas.