Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Multiplicação e divisão de frações" e explique a importância do assunto na Matemática e no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações que envolvam multiplicação e divisão de frações, como cálculo de porcentagens, receitas culinárias, entre outros.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema que envolva multiplicação e divisão de frações para ser resolvido no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para a resolução do problema definido na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Solução do problema

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa e resolver o problema no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Resolução correta do problema proposto.
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.
  • Colaboração e respeito entre os membros do grupo.
  • Utilização correta dos conceitos de multiplicação e divisão de frações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na definição do problema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
  • Avaliar os diários de bordo e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do diário de bordo.
  • Colaborar com os membros do grupo.
  • Utilizar corretamente os conceitos de multiplicação e divisão de frações.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e coerente.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.