Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia Cultura Maker. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para criar o diário de bordo.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deverá criar um problema envolvendo multiplicação ou divisão de frações. Auxilie os alunos na criação dos problemas e incentive a criatividade.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão criar alternativas para resolver o problema criado na etapa anterior. Auxilie os alunos na criação das alternativas e incentive a utilização de diferentes estratégias.Etapa 4 - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo. Auxilie os alunos na elaboração da solução e incentive a utilização de cálculos e representações gráficas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma e o incentive a discussão e o debate sobre as diferentes estratégias utilizadas.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre as habilidades desenvolvidas durante a aula.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Criatividade na criação do problema e das alternativas.
- Utilização de diferentes estratégias para resolver o problema.
- Clareza e organização na apresentação da solução.
- Reflexão sobre o processo de criação do diário de bordo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Cultura Maker.
- Auxiliar os alunos na criação do problema e das alternativas.
- Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver o problema.
- Auxiliar os alunos na elaboração da solução e na apresentação do diário de bordo.
- Estimular a discussão e o debate sobre as diferentes estratégias utilizadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Criar um problema envolvendo multiplicação ou divisão de frações.
- Criar alternativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor alternativa e apresentar a solução no diário de bordo.
- Refletir sobre o processo de criação do diário de bordo.