Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Cultura Maker. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para criar o diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá criar um problema envolvendo multiplicação ou divisão de frações. Auxilie os alunos na criação dos problemas e incentive a criatividade.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão criar alternativas para resolver o problema criado na etapa anterior. Auxilie os alunos na criação das alternativas e incentive a utilização de diferentes estratégias.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo. Auxilie os alunos na elaboração da solução e incentive a utilização de cálculos e representações gráficas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma e o incentive a discussão e o debate sobre as diferentes estratégias utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre as habilidades desenvolvidas durante a aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Criatividade na criação do problema e das alternativas.
  • Utilização de diferentes estratégias para resolver o problema.
  • Clareza e organização na apresentação da solução.
  • Reflexão sobre o processo de criação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Cultura Maker.
  • Auxiliar os alunos na criação do problema e das alternativas.
  • Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver o problema.
  • Auxiliar os alunos na elaboração da solução e na apresentação do diário de bordo.
  • Estimular a discussão e o debate sobre as diferentes estratégias utilizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um problema envolvendo multiplicação ou divisão de frações.
  • Criar alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e apresentar a solução no diário de bordo.
  • Refletir sobre o processo de criação do diário de bordo.