Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária, utilizando a metodologia ativa Design Sprint. Através dessa metodologia, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver a criatividade e a resolver problemas de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Multiplicação e divisão de frações" e explique a importância desse conceito na Matemática e no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupos para entender o conceito de multiplicação e divisão de frações. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão do tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo irá esboçar como resolver um problema que envolva adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão decidir qual problema irão resolver e como irão resolvê-lo. Auxilie na escolha do problema e na definição da estratégia de resolução.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão prototipar a solução do problema escolhido, utilizando frações e operações matemáticas. Auxilie na correção dos cálculos e na verificação da solução.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão testar a solução do problema, verificando se a resposta está correta e se a estratégia utilizada foi eficiente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conceitos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Correção dos cálculos e da solução do problema.
  • Eficiência da estratégia utilizada na resolução do problema.
  • Participação e colaboração dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar na escolha do problema e na definição da estratégia de resolução.
  • Corrigir os cálculos e verificar a solução do problema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Entender o conceito de multiplicação e divisão de frações.
  • Esboçar, decidir, prototipar e testar a solução de um problema que envolva adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.