Aula sobre Multiplicacao E Divisao De Fracoes
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A multiplicação e divisão de frações são conceitos importantes na Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, cálculo de porcentagens, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária, utilizando a metodologia ativa Design Thinking.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação e divisão de frações no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de problemas envolvendo a multiplicação e divisão de frações, utilizando situações do cotidiano dos alunos. Os alunos irão resolver os problemas em grupo.Etapa 5 - Criação de problemas
Os alunos irão criar seus próprios problemas envolvendo a multiplicação e divisão de frações, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 6 - Apresentação dos problemas
Os alunos irão apresentar seus problemas para a turma e discutir as soluções encontradas.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a empatia e a capacidade de compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas envolvendo a multiplicação e divisão de frações.
- Criatividade na elaboração de problemas envolvendo frações.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão das necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
- Capacidade de apresentar soluções de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
- Conduzir a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos de problemas envolvendo frações.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas.
- Conduzir a reflexão final sobre a aula.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia e preencher os campos com informações relevantes.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Resolver os problemas apresentados pelo professor em grupo.
- Criar seus próprios problemas envolvendo frações.
- Apresentar seus problemas para a turma e discutir as soluções encontradas.