Aula sobre Mundializacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A mundialização é um processo que se iniciou no século XX e que visa a integração mundial em diferentes aspectos, como econômico, político e cultural. Esse processo gera muitas transformações nas relações entre os países e nas formas de produção e consumo. Para compreender melhor esse tema, é necessário analisar os diferentes pontos de vista e suas interpretações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Mundialização" e faça contrapontos com o processo de globalização, interdependência entre as nações, fluxos econômicos, culturais e políticos, entre outros. Utilize exemplos práticos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e explique como criar um mapa de empatia sobre a mundialização. O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades, desejos e comportamentos dos indivíduos em relação a um determinado tema. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Solicite aos alunos que criem uma persona para a atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação dos problemas

    A partir do mapa de empatia, os alunos identificarão os problemas relacionados à mundialização. Os problemas podem ser econômicos, políticos, sociais ou culturais. Oriente os alunos a fazerem registros.

  4. Etapa 4 - Ideação

    Os alunos, em grupo, irão criar soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Eles podem utilizar a criatividade e a imaginação para propor soluções inovadoras.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os grupos irão criar um protótipo da solução proposta. O protótipo pode ser um desenho ou qualquer outra forma de representação da solução. Oriente os alunos a fazerem os registros.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão devolutivas dos colegas. Oriente os alunos a darem devolutivas construtivas e fazer anotações das dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios de avaliação definidos. Solicite aos alunos avaliarem o desempenho uns dos outros. Utilize um modelo de avaliação por rubricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Criatividade e inovação na proposição de soluções para os problemas identificados.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Habilidade de apresentar e receber feedback construtivo.
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Dar devolutivas construtivas aos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Propor soluções criativas e inovadoras para os problemas identificados.
  • Criar um protótipo da solução proposta.
  • Apresentar e receber feedback construtivo.
  • Cooperar e colaborar no trabalho em grupo.