Aula sobre Mundializacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A mundialização é um processo que se iniciou no século XX e que visa a integração mundial em diferentes aspectos, como econômico, político e cultural. Esse processo gera muitas transformações nas relações entre os países e nas formas de produção e consumo. Para compreender melhor esse tema, é necessário analisar os diferentes pontos de vista e suas interpretações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Mundialização" e explicar suas principais características e impactos na sociedade.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia ativa de Gamificação e explicar como ela será utilizada na aula. Explique os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogador e quais os aprendizados que jogo proporciona.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a mundialização e seus principais impactos em diferentes áreas, como economia, política e cultura. Oriente a utilização de fontes diversas e confiáveis.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar um jogo que explique e ilustre o processo de mundialização. Organize e disponibilize os materiais necessários para o desenvolvimento do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como eles foram criados e como funcionam. Incentivem que os alunos joguem os jogos criados pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão e reflexão sobre o processo de mundialização e os jogos criados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a reflexão crítica sobre o processo de mundialização.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o jogo criado e o tema proposto.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo e das informações pesquisadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar suas principais características e impactos.
  • Introduzir a metodologia ativa de Gamificação e explicar como ela será utilizada na aula.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre o processo de mundialização e os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro do Jogo, Objetivo do Jogo.
  • Pesquisar sobre a mundialização e seus principais impactos em diferentes áreas.
  • Criar um jogo que explique e ilustre o processo de mundialização.