Mundo Multipolar

Nesta aula de Geografia, vamos conhecer o mundo multipolar. Se prepare para conhecer a configuração do mundo Pós-Guerra Fria e vamos lá!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Depois da Guerra Fria, um novo sistema geopolítico se formou: a Globalização. Junto com ela veio uma nova divisão do mundo: Norte e Sul, como mostra o mapa. Sobre essa regionalização é errado afirmar que:

    A) A separação entre os países do Norte e do Sul é delimitada pela linha do Equador.

    B) O critério usado pra essa regionalização é econômico: os países do Norte são ricos e os países do Sul são subdesenvolvidos.

    C) Os países do Norte são considerados desenvolvidos e os países do Sul são subdesenvolvidos.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    O mundo multipolar é um tema que aborda a distribuição de poder no mundo atual, com destaque para a relação entre as potências mundiais. É um assunto com grande relevância no cotidiano dos estudantes, pois influencia diretamente a política e a economia do país em que vivem. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e participarão de atividades diferentes para aprofundar o conhecimento sobre o tema.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Mundo Multipolar" trata da atual configuração do mundo em que diversas potências mundiais disputam poder e influência globalmente. É um tema relevante para entendermos as relações internacionais e como elas afetam o Brasil e outros países da América Latina e da África. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos utilizar exemplos como a disputa comercial entre Estados Unidos e China, a influência da União Europeia na economia mundial e a importância do Brasil na América Latina.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    O tema "Mundo Multipolar" trata da ordem mundial pós-guerra fria, em que há a presença de múltiplos polos de poder. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A aula sobre "Mundo Multipolar" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para isso, será utilizado a metodologia ativa Design Thinking, que irá proporcionar uma aula mais envolvente e didática. Durante a aula, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    O mundo atual é caracterizado por uma ordem multipolar, ou seja, não existe mais uma única potência dominante no cenário internacional. Neste contexto, é importante que os estudantes compreendam como o Brasil e outros países da América Latina e da África se situam nesta nova ordem mundial. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um diário de bordo, desenvolvendo habilidades de análise crítica e resolução de problemas.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    O mundo multipolar é um tema importante para entendermos as relações internacionais na atualidade. Trata-se de um mundo em que há diversas potências mundiais, como Estados Unidos, China, Rússia, União Europeia, Índia e Brasil, que disputam poder e influência no cenário internacional. Essa aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: