Aula sobre Mundo Multipolar

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O mundo multipolar é um tema importante para entendermos as relações internacionais na atualidade. Trata-se de um mundo em que há diversas potências mundiais, como Estados Unidos, China, Rússia, União Europeia, Índia e Brasil, que disputam poder e influência no cenário internacional. Essa aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o para os alunos. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios e receberão a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo

    Os alunos terão um tempo para criar o modelo de avaliação por pares, com os critérios de avaliação e organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Auxilie os alunos tirando dúvidas. Explique que cada dupla ou trio irá pesquisa um subtema sobre o mundo multipolar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada dupla ou trio apresentará seu modelo explicando os critérios de avaliação escolhidos. Organize os materiais e oriente os estudantes a fazer a pesquisa sobre o mundo multipolar utilizando fontes diversas de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Faça grupos maiores para ampliar a discussão juntando as duplas ou trios, e oriente os alunos a discutirem sobre a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará para a turma os resultados da discussão em grupo, destacando as principais conclusões e aprendizados.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas. Oriente que façam o registro.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva dos alunos sobre a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: avaliação da organização e divisão de tarefas entre os membros do grupo.
  • Construção dos argumentos: avaliação da qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Apresentação e comunicação: avaliação da clareza, objetividade e efetividade da apresentação e comunicação dos grupos.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho dos grupos na atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e contextualizá-lo para os alunos.
  • Auxiliar os grupos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Circular pela sala, tirando dúvidas e auxiliando os grupos durante a atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Fazer um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, apresentando argumentos e ouvindo as opiniões dos colegas.
  • Avaliar os demais grupos com base no modelo criado, seguindo os critérios estabelecidos.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.
  • Apresentar para a turma os resultados da discussão em grupo, destacando as principais conclusões e aprendizados.