Aula sobre Mundo Multipolar

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Mundo Multipolar" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para isso, será utilizado a metodologia ativa Design Thinking, que irá proporcionar uma aula mais envolvente e didática. Durante a aula, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Mundo Multipolar" e explique seus significados e características. Faça uma roda de conversa com os alunos para verificar o que eles sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema. Divida os alunos em grupos e explique a criação do mapa de empatia, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente a criação de uma persona para a atividade.

  3. Etapa 3 - Análise dos países

    Os alunos irão escolher um país da América Latina ou da África para analisar a situação política e econômica. Eles irão utilizar as informações coletadas em seus mapas de empatia para entender melhor as diferentes perspectivas sobre a persona e o país escolhido.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os grupos irão discutir as informações que coletaram nos mapas de empatia. Oriente a discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e perspectivas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados de suas análises para a turma. Eles irão mostrar como as diferentes perspectivas podem afetar a situação do país escolhido.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo o que aprenderam sobre o tema. O Oriente a discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e perspectivas sobre o assunto. Faça uma síntese das discussões e peça aos alunos para fazerem o registro.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, resumindo os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Proporcionar uma aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das análises realizadas pelos alunos.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar as discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia individualmente.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma análise clara e objetiva do país escolhido.