Aula sobre Mundo Multipolar

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Mundo Multipolar" trata da ordem mundial pós-guerra fria, em que há a presença de múltiplos polos de poder. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de mundo multipolar e sua relação com a ordem mundial pós-guerra. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia ativa Gamificação e o desafio de criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Brainstorm em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para discutir e definir o nome do jogo, seu objetivo, desafios e níveis. Oriente o registro.

  3. Etapa 3 - Definição do esquema de recompensas

    Os grupos irão definir um esquema de recompensas para o jogo, que incentive a participação e o engajamento dos jogadores.

  4. Etapa 4 - Elaboração do jogo

    Com base nas definições das etapas anteriores, os grupos deverão elaborar o jogo. O Auxilie os alunos na elaboração e forneça os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas e aprendizados do jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir e analisar os jogos apresentados, identificando pontos positivos e possíveis melhorias. Organize novos grupos e oriente os alunos a experimentar os jogos criados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial pós-guerra.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e incentivar o engajamento com o conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Coerência do jogo com o tema proposto.
  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Engajamento dos jogadores.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na elaboração do mapa de registro do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula.
  • Promover a análise crítica dos alunos sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Avaliar os jogos apresentados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do mapa de registro do jogo.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Analisar criticamente os jogos apresentados pelos colegas.
  • Participar ativamente durante a aula.