Aula sobre Mundo Multipolar
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Mundo Multipolar" trata da ordem mundial pós-guerra fria, em que há a presença de múltiplos polos de poder. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de mundo multipolar e sua relação com a ordem mundial pós-guerra. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia ativa Gamificação e o desafio de criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.Etapa 2 - Brainstorm em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para discutir e definir o nome do jogo, seu objetivo, desafios e níveis. Oriente o registro.Etapa 3 - Definição do esquema de recompensas
Os grupos irão definir um esquema de recompensas para o jogo, que incentive a participação e o engajamento dos jogadores.Etapa 4 - Elaboração do jogo
Com base nas definições das etapas anteriores, os grupos deverão elaborar o jogo. O Auxilie os alunos na elaboração e forneça os materiais necessários.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas e aprendizados do jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir e analisar os jogos apresentados, identificando pontos positivos e possíveis melhorias. Organize novos grupos e oriente os alunos a experimentar os jogos criados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial pós-guerra.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula e incentivar o engajamento com o conteúdo.
Critérios de avaliação
- Coerência do jogo com o tema proposto.
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Engajamento dos jogadores.
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na elaboração do mapa de registro do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula.
- Promover a análise crítica dos alunos sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Avaliar os jogos apresentados pelos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do mapa de registro do jogo.
- Colaborar com os colegas na criação do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Analisar criticamente os jogos apresentados pelos colegas.
- Participar ativamente durante a aula.