Aula sobre Mundo Multipolar

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Mundo Multipolar" trata da atual configuração do mundo em que diversas potências mundiais disputam poder e influência globalmente. É um tema relevante para entendermos as relações internacionais e como elas afetam o Brasil e outros países da América Latina e da África. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos utilizar exemplos como a disputa comercial entre Estados Unidos e China, a influência da União Europeia na economia mundial e a importância do Brasil na América Latina.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula explicando o conceito de "Mundo Multipolar" e sua importância para entender as relações internacionais. Em seguida, apresente exemplos de potências mundiais e suas influências globais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolhe um subtema relacionado ao tema principal.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos realizam pesquisas sobre o subtema escolhido e elaboram um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação por rubrica e inicia um debate sobre o subtema escolhido. Os alunos irão utilizar argumentos baseados em fatos e dados para defender suas posições. Organize os materiais para pesquisa e oriente o uso de fontes diversas e confiáveis.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Após o debate em grupo conduza uma discussão em sala de aula sobre os subtemas abordados pelos grupos. Os alunos irão utilizar o que foi discutido para analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tema e a relevância da metodologia utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Faça uma síntese com toda a turma, destacando as principais conclusões obtidas pelos alunos. Em seguida, os alunos irão escrever um texto individual sobre o tema, utilizando as informações obtidas durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar com base em fatos e dados.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Utilização de argumentos baseados em fatos e dados.
  • Participação ativa na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de "Mundo Multipolar" e sua importância.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do subtema.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Reforçar a importância do tema e da metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o subtema escolhido.
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Utilizar argumentos baseados em fontes confiáveis.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.