Aula sobre Mundo Multipolar
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Mundo Multipolar" trata da atual configuração do mundo em que diversas potências mundiais disputam poder e influência globalmente. É um tema relevante para entendermos as relações internacionais e como elas afetam o Brasil e outros países da América Latina e da África. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos utilizar exemplos como a disputa comercial entre Estados Unidos e China, a influência da União Europeia na economia mundial e a importância do Brasil na América Latina.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula explicando o conceito de "Mundo Multipolar" e sua importância para entender as relações internacionais. Em seguida, apresente exemplos de potências mundiais e suas influências globais.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolhe um subtema relacionado ao tema principal.Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do modelo de avaliação por rubrica
Os grupos realizam pesquisas sobre o subtema escolhido e elaboram um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação por rubrica e inicia um debate sobre o subtema escolhido. Os alunos irão utilizar argumentos baseados em fatos e dados para defender suas posições. Organize os materiais para pesquisa e oriente o uso de fontes diversas e confiáveis.Etapa 5 - Discussão em sala de aula
Após o debate em grupo conduza uma discussão em sala de aula sobre os subtemas abordados pelos grupos. Os alunos irão utilizar o que foi discutido para analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância do tema e a relevância da metodologia utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial.Etapa 7 - Síntese
Faça uma síntese com toda a turma, destacando as principais conclusões obtidas pelos alunos. Em seguida, os alunos irão escrever um texto individual sobre o tema, utilizando as informações obtidas durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África na ordem mundial.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar com base em fatos e dados.
Critérios de avaliação
- Utilização dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação por rubrica.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Utilização de argumentos baseados em fatos e dados.
- Participação ativa na discussão em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar o conceito de "Mundo Multipolar" e sua importância.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do subtema.
- Conduzir a discussão em sala de aula.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Reforçar a importância do tema e da metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o subtema escolhido.
- Elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Utilizar argumentos baseados em fontes confiáveis.
- Participar ativamente da discussão em sala de aula.