Aula sobre Museus

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os museus são espaços importantes para a preservação e difusão da cultura e da história. No entanto, muitas vezes, eles são vistos como lugares chatos e sem graça pelos jovens. Nesta aula, os alunos vão explorar como os museus podem ser interessantes e divertidos, além de aprender sobre a importância da preservação da cultura e da história. Utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor as necessidades e desejos do público que frequenta os museus.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos museus para a preservação da cultura e da história. Em seguida, mostre exemplos de museus famosos e suas coleções.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um mapa de empatia sobre um público específico que frequenta museus. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Auxilie os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia para a turma e discutir as principais características do público escolhido. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação de um roteiro de visita

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um roteiro de visita para um museu específico, considerando as necessidades e desejos do público escolhido. Eles deverão pensar em atividades e recursos que possam tornar a visita mais interessante e divertida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos roteiros

    Cada grupo irá apresentar o seu roteiro de visita para a turma e justificar as escolhas feitas. Medie a apresentação e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a importância dos museus

    Conduza uma discussão sobre a importância dos museus para a preservação da cultura e da história. Os alunos deverão participar ativamente da discussão e apresentar argumentos que justifiquem a importância dos museus.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a visitarem museus e valorizarem a cultura e a história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coerência e qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade do roteiro de visita criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre a importância dos museus.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Encorajar os alunos a visitarem museus e valorizarem a cultura e a história.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
  • Criar um roteiro de visita criativo e coerente.
  • Participar ativamente da discussão sobre a importância dos museus.
  • Apresentar os trabalhos de forma clara e objetiva.