Aula sobre Museus
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os museus são espaços que guardam a história e a cultura de um povo. Eles são importantes para podermos conhecer mais sobre o mundo em que vivemos e entender as diferentes formas de expressão artística. Nesta aula, os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre museus. Para isso, é importante explorar diferentes tipos de museus e suas coleções, além de discutir a importância da preservação do patrimônio cultural.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a metodologia ativa _Gamificação_. Divida os alunos em grupos e cada grupo receberá um tema específico para trabalhar no jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema
Peça que os alunos pesquisem sobre o tema do seu grupo, utilizando livros, internet e outros recursos disponíveis. Eles deverão selecionar informações relevantes e criar perguntas e ações para o jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Criação do jogo
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão desenhar o tabuleiro, os pinos, os cards de perguntas e ações, além de definir as regras do jogo.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos irão testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedbacks. Avalie a qualidade dos jogos e dê sugestões de melhoria.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos irão jogar e avaliar a qualidade dos jogos criados pelos colegas.Etapa 6 - Discussão sobre a importância dos museus
Conduza uma discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural e na formação do senso crítico dos indivíduos.Etapa 7 - Reflexão sobre a metodologia utilizada
Peça que os alunos reflitam sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação de um jogo de tabuleiro.
- Promover a pesquisa e a seleção de informações relevantes sobre o tema proposto.
Critérios de avaliação
- Qualidade do jogo de tabuleiro criado pelo grupo.
- Participação e colaboração no trabalho em equipe.
- Seleção de informações relevantes sobre o tema proposto.
- Habilidade de análise crítica sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
- Reflexão sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa _Gamificação_.
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Avaliar a qualidade dos jogos criados pelos grupos e dar sugestões de melhoria.
- Conduzir a discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
- Estimular a reflexão sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto.
- Criar um jogo de tabuleiro com base nas informações coletadas.
- Testar e avaliar os jogos criados pelos colegas.
- Participar da discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
- Refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado sobre o tema.