Aula sobre Museus

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os museus são espaços que guardam a história e a cultura de um povo. Eles são importantes para podermos conhecer mais sobre o mundo em que vivemos e entender as diferentes formas de expressão artística. Nesta aula, os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre museus. Para isso, é importante explorar diferentes tipos de museus e suas coleções, além de discutir a importância da preservação do patrimônio cultural.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa _Gamificação_. Divida os alunos em grupos e cada grupo receberá um tema específico para trabalhar no jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema

    Peça que os alunos pesquisem sobre o tema do seu grupo, utilizando livros, internet e outros recursos disponíveis. Eles deverão selecionar informações relevantes e criar perguntas e ações para o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão desenhar o tabuleiro, os pinos, os cards de perguntas e ações, além de definir as regras do jogo.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedbacks. Avalie a qualidade dos jogos e dê sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos irão jogar e avaliar a qualidade dos jogos criados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a importância dos museus

    Conduza uma discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural e na formação do senso crítico dos indivíduos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a metodologia utilizada

    Peça que os alunos reflitam sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Promover a pesquisa e a seleção de informações relevantes sobre o tema proposto.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado pelo grupo.
  • Participação e colaboração no trabalho em equipe.
  • Seleção de informações relevantes sobre o tema proposto.
  • Habilidade de análise crítica sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
  • Reflexão sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa _Gamificação_.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Avaliar a qualidade dos jogos criados pelos grupos e dar sugestões de melhoria.
  • Conduzir a discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
  • Estimular a reflexão sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto.
  • Criar um jogo de tabuleiro com base nas informações coletadas.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos colegas.
  • Participar da discussão sobre a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural.
  • Refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado sobre o tema.