Aula sobre Museus

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre museus pretende apresentar aos alunos a importância dos museus na preservação da história e da cultura, além de estimular a reflexão sobre a relação entre as linguagens das artes visuais e outras linguagens. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como visitas virtuais a museus e análise de obras de arte.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza e apresente a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC). Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um tema relacionado a museus para desenvolver.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre o tema atribuído, utilizando recursos digitais disponíveis, como sites de museus e vídeos educativos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo terá que apresentar seu tema e debater com os demais grupos. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente desenvolvido_ e _Plenamente desenvolvido_, para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte

    Apresente algumas obras de arte e peça que os alunos a analisem, utilizando as linguagens das artes visuais e outras linguagens, como cinema, animações, vídeos, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.

  5. Etapa 5 - Visita virtual a museus

    Faça uma visita virtual com os alunos a um museu de sua escolha e peça que façam uma análise crítica da exposição, utilizando o template de avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura, além de estimular a reflexão sobre a relação entre as linguagens das artes visuais e outras linguagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
  • Estimular a reflexão sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Participação ativa no debate e na análise de obras de arte.
  • Análise crítica da exposição visitada virtualmente.
  • Reflexão sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir o debate e a análise de obras de arte.
  • Orientar os alunos na visita virtual a museus.
  • Conduzir a discussão sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema atribuído.
  • Participar ativamente do debate e da análise de obras de arte.
  • Realizar análise crítica da exposição visitada virtualmente.
  • Utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica.
  • Refletir sobre a importância dos museus na preservação da história e da cultura.