Aula sobre Museus

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar o tema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. Os museus são espaços que abrigam obras de arte, objetos históricos e científicos, e são importantes para a preservação da cultura e da história. Vamos utilizar a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância desses espaços para a preservação da cultura e da história. Mostre exemplos de museus famosos e suas coleções.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Visita virtual a um museu

    Divida os alunos em grupos e peça que realizem uma visita virtual a um museu. Disponibilize links de museus que oferecem visitas virtuais, como o Museu do Louvre e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os alunos deverão explorar o museu virtual, observar as obras de arte e objetos expostos e anotar suas impressões.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de um museu

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um museu fictício. Cada grupo deverá escolher um tema para o museu, como "Arte Moderna" ou "História do Brasil". Os alunos deverão pesquisar obras de arte e objetos que se encaixem no tema escolhido e criar uma exposição virtual utilizando ferramentas como o Google Arts & Culture ou o Canva.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de um vídeo sobre um museu

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um vídeo sobre um museu de sua escolha. Os alunos deverão pesquisar informações sobre o museu escolhido, como sua história e coleções, e criar um roteiro para o vídeo. Os alunos poderão utilizar ferramentas como o Powtoon ou o iMovie para criar o vídeo.

  5. Etapa 5 - Socialização das atividades

    Os grupos irão apresentar suas atividades para a turma. Os alunos que criaram o museu fictício irão apresentar a exposição virtual criada, os alunos que criaram o vídeo irão apresentar o vídeo e os alunos que realizaram a visita virtual irão compartilhar suas impressões sobre o museu visitado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Os alunos irão compartilhar suas experiências e opiniões sobre os museus.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Peça aos alunos que façam uma reflexão individual sobre a atividade e o tema abordado. Eles deverão escrever sobre o que aprenderam, o que mais gostaram e o que acharam mais desafiador.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos museus para a preservação da cultura e da história.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação da exposição virtual e do vídeo.
  • Coerência e relevância do tema escolhido para o museu fictício.
  • Reflexão crítica e coerente sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos museus.
  • Disponibilizar links de museus que oferecem visitas virtuais.
  • Orientar os alunos na criação da exposição virtual e do vídeo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar informações sobre os museus e os temas escolhidos.
  • Criar uma exposição virtual e um vídeo criativos e originais.
  • Compartilhar suas experiências e opiniões sobre os museus e o tema abordado.
  • Realizar uma reflexão crítica sobre o que aprenderam.