Aula sobre Museus
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos explorar o tema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. Os museus são espaços que abrigam obras de arte, objetos históricos e científicos, e são importantes para a preservação da cultura e da história. Vamos utilizar a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância desses espaços para a preservação da cultura e da história. Mostre exemplos de museus famosos e suas coleções.Etapa 2 - Estação 1 - Visita virtual a um museu
Divida os alunos em grupos e peça que realizem uma visita virtual a um museu. Disponibilize links de museus que oferecem visitas virtuais, como o Museu do Louvre e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os alunos deverão explorar o museu virtual, observar as obras de arte e objetos expostos e anotar suas impressões.Etapa 3 - Estação 2 - Criação de um museu
Divida os alunos em grupos e peça que criem um museu fictício. Cada grupo deverá escolher um tema para o museu, como "Arte Moderna" ou "História do Brasil". Os alunos deverão pesquisar obras de arte e objetos que se encaixem no tema escolhido e criar uma exposição virtual utilizando ferramentas como o Google Arts & Culture ou o Canva.Etapa 4 - Estação 3 - Criação de um vídeo sobre um museu
Divida os alunos em grupos e peça que criem um vídeo sobre um museu de sua escolha. Os alunos deverão pesquisar informações sobre o museu escolhido, como sua história e coleções, e criar um roteiro para o vídeo. Os alunos poderão utilizar ferramentas como o Powtoon ou o iMovie para criar o vídeo.Etapa 5 - Socialização das atividades
Os grupos irão apresentar suas atividades para a turma. Os alunos que criaram o museu fictício irão apresentar a exposição virtual criada, os alunos que criaram o vídeo irão apresentar o vídeo e os alunos que realizaram a visita virtual irão compartilhar suas impressões sobre o museu visitado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Os alunos irão compartilhar suas experiências e opiniões sobre os museus.Etapa 7 - Reflexão individual
Peça aos alunos que façam uma reflexão individual sobre a atividade e o tema abordado. Eles deverão escrever sobre o que aprenderam, o que mais gostaram e o que acharam mais desafiador.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância dos museus para a preservação da cultura e da história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação da exposição virtual e do vídeo.
- Coerência e relevância do tema escolhido para o museu fictício.
- Reflexão crítica e coerente sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos museus.
- Disponibilizar links de museus que oferecem visitas virtuais.
- Orientar os alunos na criação da exposição virtual e do vídeo.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema abordado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar informações sobre os museus e os temas escolhidos.
- Criar uma exposição virtual e um vídeo criativos e originais.
- Compartilhar suas experiências e opiniões sobre os museus e o tema abordado.
- Realizar uma reflexão crítica sobre o que aprenderam.