Aula sobre Museus

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre museus é uma oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre a história da arte e a importância dos museus na preservação e difusão da cultura. Além disso, a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema e a metodologia a ser utilizada. Entre aos alunos o template de Dinâmica dos 3 Qs e os oriente a preencher o campo _Que bom_ com o que já sabem sobre museus.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça aos alunos que pesquisem sobre a história dos museus, sua importância na preservação e difusão da cultura, e exemplos de museus no Brasil e no mundo. Eles podem utilizar a internet, livros e outros materiais disponíveis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Peça que os alunos se dividam em grupos e discutam os resultados de suas pesquisas. Eles compartilham suas descobertas e preenchem o campo _Que tal_ com dúvidas e questionamentos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como apresentações em slides ou vídeos.Peça aos alunos que preencham o campo _Que pena_ com o que ainda não entenderam ou gostariam de aprofundar.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese das apresentações e responda às dúvidas e questionamentos dos alunos. Eles preenchem novamente o campo _Que bom_ com o que aprenderam sobre o tema.

    Atividade prática

    Peça que os alunos criem um desenho ou pintura inspirado em um museu de sua escolha, utilizando técnicas e materiais de sua preferência. Eles podem compartilhar suas criações com a turma e preencher novamente o campo _Que tal_ com suas impressões sobre a atividade.

    Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a visitar um museu em sua cidade ou região.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a valorização da cultura e da história da arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade nas apresentações e atividades práticas.
  • Coerência e clareza na síntese das informações apresentadas.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia e os objetivos da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer materiais e recursos para as atividades práticas.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.
  • Incentivar os alunos a visitar um museu em sua cidade ou região.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história dos museus, sua importância e exemplos de museus no Brasil e no mundo.
  • Discutir em grupo as conclusões de suas pesquisas.
  • Criar uma apresentação audiovisual sobre o tema.
  • Criar um desenho ou pintura inspirado em um museu de sua escolha.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.