Aula sobre Musica Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula de música clássica visa apresentar aos alunos um gênero musical que é considerado um dos mais importantes da história da música ocidental. A música clássica é caracterizada por sua complexidade e sofisticação, e é composta por uma variedade de instrumentos, como violino, viola, violoncelo, piano, flauta, entre outros. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre a história da música clássica, seus principais compositores e obras, além de desenvolver habilidades de análise crítica e apreciação musical.

  1. Etapa 1 - Problema

    O problema que será apresentado aos alunos é: Como podemos utilizar a música clássica para entender a sociedade e a cultura de diferentes épocas? Em seguida, discuta com os alunos sobre a importância da música clássica para a compreensão da sociedade e da cultura.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos que deverão pesquisar sobre a história da música clássica, seus principais compositores e obras. Eles deverão utilizar recursos analógicos, como livros e enciclopédias, para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Análise crítica

    Os alunos deverão analisar criticamente as informações coletadas e identificar as principais características da música clássica, bem como as influências sociais, culturais e históricas que moldaram esse gênero musical.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma, utilizando recursos analógicos, como cartazes e apresentações orais.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final das apresentações, os alunos deverão preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom, Que pena_ e _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as descobertas dos alunos e sobre a importância da música clássica para a compreensão da sociedade e da cultura.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados com base nos critérios a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e apreciação musical.
  • Promover a compreensão da sociedade e da cultura por meio da música clássica.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de trabalhos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação e do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Habilidade de análise crítica e apreciação musical.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e conduzir a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na análise crítica das informações coletadas.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa utilizando recursos analógicos.
  • Analisar criticamente as informações coletadas.
  • Apresentar as descobertas para a turma e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.