Aula sobre Musica Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A música clássica é uma das formas mais antigas e ricas de expressão artística. Ela é composta por obras de grandes compositores, como Beethoven, Mozart, Bach, entre outros. A música clássica é uma arte que pode ser apreciada por todas as pessoas, independentemente de sua idade, gênero ou classe social. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre a música clássica e suas características.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o tema da aula: "Música Clássica". Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir em conjunto o que sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Cada grupo deverá registrar suas ideias em um papel.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá apresentar suas ideias e, em conjunto, decidir qual será o tema específico que irão explorar em seu diário de bordo. Por exemplo, um grupo pode escolher explorar a vida e obra de Beethoven, enquanto outro grupo pode escolher explorar a relação entre a música clássica e a cultura de determinada época.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deverá planejar como irá desenvolver seu diário de bordo. Os alunos podem escolher entre diversas formas de apresentação, como desenhos, textos, fotografias, entre outros. O importante é que o diário de bordo contenha informações relevantes sobre o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema escolhido. Você pode disponibilizar materiais impressos, como livros e revistas, para que os alunos possam realizar a pesquisa. Além disso, apresente trechos de músicas clássicas para que os alunos possam analisar e discutir em grupo.

  5. Etapa 5 - Produção

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os grupos deverão produzir seus diários de bordo. Você pode orientá-los a utilizar técnicas de desenho, escrita e fotografia para tornar o diário mais atrativo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão compartilhar o que aprenderam e discutir sobre as diferentes abordagens escolhidas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica por meio da apreciação musical.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a pesquisa e a produção de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Relevância e qualidade das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Criatividade e originalidade na apresentação do conteúdo.
  • Participação e colaboração do grupo durante as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e orientar os alunos na escolha dos temas específicos.
  • Disponibilizar materiais impressos e apresentar trechos de músicas clássicas para análise.
  • Orientar os alunos na produção do diário de bordo e na apresentação dos resultados.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre o tema da aula.
  • Realizar a pesquisa e produzir o diário de bordo em conjunto com o grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar das discussões sobre os diferentes temas abordados.