Aula sobre Musica Classica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A música clássica é um gênero musical que se originou na Europa no século XVIII e é caracterizada por sua complexidade e sofisticação. É importante destacar que a música clássica é um patrimônio cultural da humanidade e apresenta um papel fundamental na formação da cultura ocidental. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao mundo da música clássica e aprenderão sobre seus principais compositores e obras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é música clássica, sua origem e importância cultural. Em seguida, faça uma breve apresentação dos principais compositores e obras do gênero.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia sobre um dos compositores apresentados pelo professor. O mapa deverá conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o compositor escolhido e suas principais obras. Eles poderão utilizar livros, enciclopédias, dicionários e outros materiais analógicos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Análise musical

    Os alunos deverão ouvir uma das obras do compositor escolhido e fazer uma análise musical. Eles deverão identificar os instrumentos utilizados, a estrutura da música e suas características.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar suas análises musicais para a turma. Eles poderão utilizar cartazes, desenhos e outros recursos analógicos para ilustrar suas apresentações.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate sobre as obras apresentadas. Os alunos deverão discutir sobre as características da música clássica e sua importância cultural.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da música clássica na cultura ocidental e incentivando os alunos a continuarem explorando o gênero musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a música clássica.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da apresentação de suas análises musicais.
  • Promover o interesse dos alunos pela música clássica e sua importância cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das análises musicais apresentadas pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate sobre a música clássica.

Ações do professor

  • Explicar o que é música clássica e sua importância cultural.
  • Apresentar os principais compositores e obras do gênero.
  • Promover o debate sobre a música clássica e sua importância cultural.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um dos compositores apresentados pelo professor.
  • Pesquisar sobre o compositor escolhido e suas principais obras.
  • Apresentar suas análises musicais para a turma.