Aula sobre Musica Classica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A música clássica é um gênero musical que se originou na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Ela é caracterizada por sua complexidade, harmonia e melodia, e é executada por orquestras, coros e músicos solistas. A música clássica tem uma grande importância cultural e histórica, e é um dos pilares da música ocidental.

  1. Etapa 1 - Apresentação da música clássica

    Apresente a história e a evolução da música clássica, explicando suas características e importância cultural.

  2. Etapa 2 - Seleção de obras musicais

    Os alunos, em grupos, selecionarão duas obras musicais clássicas para análise crítica.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupos, construirão um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Análise crítica das obras musicais

    Os alunos, em grupos, analisarão criticamente as obras musicais selecionadas, utilizando o template de avaliação por rubrica.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os alunos, em grupos, participarão de um debate crítico sobre as obras musicais, discutindo suas análises e reflexões.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentarão seus resultados, mostrando suas análises e reflexões sobre as obras musicais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da análise crítica da música clássica e a relação com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

    Exemplo prático:

    Os alunos podem selecionar as obras musicais "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, e "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi, para análise crítica. Eles podem utilizar o template de avaliação por rubrica para analisar as obras, discutindo suas reflexões e opiniões no debate crítico.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos por meio da apreciação musical.
  • Conhecer a história e a evolução da música clássica.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a música clássica.
  • Participação ativa e colaborativa na construção do template de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa e colaborativa no debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar a história e a evolução da música clássica.
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos no debate crítico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do template de avaliação por rubrica.
  • Analisar criticamente as obras musicais apresentadas.
  • Participar ativamente e colaborativamente do debate crítico.