Aula sobre Musica Classica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A música clássica é um gênero musical que se originou na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Ela é caracterizada por sua complexidade, harmonia e melodia, e é executada por orquestras, coros e músicos solistas. A música clássica tem uma grande importância cultural e histórica, e é um dos pilares da música ocidental.
Etapa 1 - Apresentação da música clássica
Apresente a história e a evolução da música clássica, explicando suas características e importância cultural.Etapa 2 - Seleção de obras musicais
Os alunos, em grupos, selecionarão duas obras musicais clássicas para análise crítica.Etapa 3 - Construção do template de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupos, construirão um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Análise crítica das obras musicais
Os alunos, em grupos, analisarão criticamente as obras musicais selecionadas, utilizando o template de avaliação por rubrica.Etapa 5 - Debate crítico
Os alunos, em grupos, participarão de um debate crítico sobre as obras musicais, discutindo suas análises e reflexões.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentarão seus resultados, mostrando suas análises e reflexões sobre as obras musicais.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância da análise crítica da música clássica e a relação com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Exemplo prático:
Os alunos podem selecionar as obras musicais "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, e "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi, para análise crítica. Eles podem utilizar o template de avaliação por rubrica para analisar as obras, discutindo suas reflexões e opiniões no debate crítico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos por meio da apreciação musical.
- Conhecer a história e a evolução da música clássica.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a música clássica.
- Participação ativa e colaborativa na construção do template de avaliação por rubrica.
- Participação ativa e colaborativa no debate crítico.
Ações do professor
- Apresentar a história e a evolução da música clássica.
- Orientar os alunos na construção do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos no debate crítico.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do template de avaliação por rubrica.
- Analisar criticamente as obras musicais apresentadas.
- Participar ativamente e colaborativamente do debate crítico.