Aula sobre Musica E Comunicacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A música é uma das formas mais antigas de comunicação e expressão humana. Desde os tempos mais remotos, ela tem sido utilizada para transmitir ideias, sentimentos e emoções. Na atualidade, a música é uma das formas mais populares de comunicação e pode ser encontrada em diversos contextos, como na televisão, no cinema, na publicidade, nas redes sociais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre música e comunicação, e como a música pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias. A metodologia utilizada será a _Design Sprint_, que é uma abordagem criativa e colaborativa para resolver problemas complexos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula e explique a metodologia _Design Sprint_. Incentive uma discussão em grupos sobre a relação entre música e comunicação e como a música pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias.Etapa 2 - Esboçar
Peça que os alunos criem um template de _Design Sprint_ com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Em cada etapa, eles irão descrever o que será feito e como será feito. Oriente-os nesse processo.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão decidir qual tema relacionado à música e comunicação irão trabalhar em seus projetos. Eles irão discutir em grupos e escolher o tema que mais lhes interessar.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo do projeto escolhido. Eles podem utilizar diferentes recursos, como desenhos, músicas, vídeos, entre outros. Oriente-os durante o processo.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma. Eles irão explicar como a música pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias e como o projeto criado pode ser aplicado na vida real.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente o uso da música em diferentes contextos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar a metodologia _Design Sprint_ para resolver problemas complexos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do protótipo criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em explicar como a música pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias.
Ações do professor
- Orientar os alunos durante o processo de criação do protótipo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre a relação entre música e comunicação.
- Criar um template de _Design Sprint_ com 5 etapas.
- Criar um protótipo do projeto escolhido.