Aula sobre Musica E Comunicacao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A música é uma forma de comunicação presente em diversas culturas e momentos históricos. Ela pode ser utilizada para expressar sentimentos, ideias e valores, além de ser uma forma de entretenimento e lazer. Nesta aula, será explorado como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e explique como a música pode ser utilizada como meio de comunicação. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue a tarefa de criar um mapa de empatia sobre um determinado estilo musical.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre um determinado estilo musical, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos analisem criticamente como a música se relaciona com diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando como o estilo musical escolhido se relaciona com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Etapa 4 - Análise crítica de letras de músicas
Com base nos mapas de empatia, os alunos irão analisar criticamente as letras de músicas de diferentes estilos musicais, identificando como elas se relacionam com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Oriente-os nesse processo.Etapa 5 - Debate em grupo
Divida os alunos em grupos para discutir como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema da aula, destacando a importância da música como meio de comunicação e sua relação com diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a música como meio de comunicação.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a relação entre música e diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em analisar criticamente a música como meio de comunicação.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Qualidade da análise crítica das letras de músicas realizada pelos alunos.
- Participação dos alunos no debate em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar como a música pode ser utilizada como meio de comunicação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Promover o debate em grupo e a reflexão sobre o tema da aula.
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre um determinado estilo musical.
- Analisar criticamente as letras de músicas de diferentes estilos musicais.
- Participar do debate em grupo e contribuir com ideias e reflexões.
- Apresentar o mapa de empatia criado pelo grupo para a turma.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.