Aula sobre Musica E Comunicacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A música é uma forma de comunicação presente em diversas culturas e momentos históricos. Ela pode ser utilizada para expressar emoções, contar histórias, transmitir mensagens políticas ou sociais, entre outras funções. Nesta aula, os alunos vão aprender como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a metodologia _Gamificação_ será utilizada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê as instruções para criar o jogo.

  2. Etapa 2 - Definição das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à música e comunicação e criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o assunto. Auxilie os alunos na escolha do tema e na elaboração das perguntas e afirmações.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Com as perguntas e afirmações definidas, os grupos deverão criar as cartas do jogo. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar as cartas.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o jogo. Auxilie na mediação dos feedbacks e na avaliação do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o teste do jogo, estimule uma discussão em grupo sobre as diferentes formas como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma e explicará como as perguntas e afirmações estão relacionadas com o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade e como a metodologia _Gamificação_ pode ser utilizada em outras aulas de Arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Critérios de avaliação

  • Coerência das perguntas e afirmações com o tema "Música e comunicação".
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Reflexão crítica sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia da aula.
  • Auxiliar os alunos na escolha do tema e na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Mediar os feedbacks durante o teste do jogo e avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o jogo.
  • Escolher um tema relacionado à música e comunicação e elaborar perguntas e afirmações sobre o assunto.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e explicar como as perguntas e afirmações estão relacionadas com o tema.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade e sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.