Aula sobre Musica E Comunicacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A música é uma forma de comunicação presente em diversas culturas e momentos históricos. Ela pode ser utilizada para expressar emoções, contar histórias, transmitir mensagens políticas ou sociais, entre outras funções. Nesta aula, os alunos vão aprender como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a metodologia _Gamificação_ será utilizada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê as instruções para criar o jogo.Etapa 2 - Definição das perguntas e afirmações
Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à música e comunicação e criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o assunto. Auxilie os alunos na escolha do tema e na elaboração das perguntas e afirmações.Etapa 3 - Criação das cartas
Com as perguntas e afirmações definidas, os grupos deverão criar as cartas do jogo. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar as cartas.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o jogo. Auxilie na mediação dos feedbacks e na avaliação do jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após o teste do jogo, estimule uma discussão em grupo sobre as diferentes formas como a música pode ser utilizada como meio de comunicação e como ela se relaciona com diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma e explicará como as perguntas e afirmações estão relacionadas com o tema.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a atividade e como a metodologia _Gamificação_ pode ser utilizada em outras aulas de Arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Critérios de avaliação
- Coerência das perguntas e afirmações com o tema "Música e comunicação".
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
- Reflexão crítica sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia da aula.
- Auxiliar os alunos na escolha do tema e na elaboração das perguntas e afirmações.
- Mediar os feedbacks durante o teste do jogo e avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o jogo.
- Escolher um tema relacionado à música e comunicação e elaborar perguntas e afirmações sobre o assunto.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o jogo.
- Apresentar o jogo criado para a turma e explicar como as perguntas e afirmações estão relacionadas com o tema.
- Participar da reflexão final sobre a atividade e sobre a relação entre música e diferentes aspectos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.