Aula sobre Musica E Comunicacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A música é uma forma de comunicação que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, seja em festas, eventos, filmes, propagandas, entre outros. Nesta aula, será explorado como a música pode ser utilizada como forma de comunicação e como ela pode influenciar a nossa percepção sobre determinados assuntos. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, toque uma música e peça aos alunos que identifiquem qual a mensagem que a música está transmitindo e como ela pode ser interpretada de diferentes formas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.Etapa 3 - Pesquisa
Peça que cada grupo determine um tema relacionado à música e comunicação, como a influência da música na moda, a música como forma de protesto, a música como forma de propaganda, entre outros. Forneça materiais de pesquisa, como artigos, vídeos e músicas.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor irão preparar seus argumentos para defender ou refutar o tema proposto. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores irá anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o debate e como a música pode ser utilizada como forma de comunicação. Os alunos irão compartilhar suas opiniões e aprendizados sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a influência da música na sociedade e na cultura.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e preparação dos argumentos.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Habilidade de análise crítica dos alunos durante o debate.
- Capacidade de reflexão e compartilhamento de ideias sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos durante a pesquisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
- Fazer uma reflexão sobre o debate e promover a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
- Apresentar argumentos consistentes e bem fundamentados durante o debate.
- Analisar criticamente os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Compartilhar ideias e reflexões sobre o tema.