Aula sobre Musica E Comunicacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A música é uma forma de comunicação que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, seja em festas, eventos, filmes, propagandas, entre outros. Nesta aula, será explorado como a música pode ser utilizada como forma de comunicação e como ela pode influenciar a nossa percepção sobre determinados assuntos. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, toque uma música e peça aos alunos que identifiquem qual a mensagem que a música está transmitindo e como ela pode ser interpretada de diferentes formas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Peça que cada grupo determine um tema relacionado à música e comunicação, como a influência da música na moda, a música como forma de protesto, a música como forma de propaganda, entre outros. Forneça materiais de pesquisa, como artigos, vídeos e músicas.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor irão preparar seus argumentos para defender ou refutar o tema proposto. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores irá anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate e como a música pode ser utilizada como forma de comunicação. Os alunos irão compartilhar suas opiniões e aprendizados sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a influência da música na sociedade e na cultura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Habilidade de análise crítica dos alunos durante o debate.
  • Capacidade de reflexão e compartilhamento de ideias sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos durante a pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e promover a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Apresentar argumentos consistentes e bem fundamentados durante o debate.
  • Analisar criticamente os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Compartilhar ideias e reflexões sobre o tema.