Aula sobre Musica E Comunicacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma forma de comunicação que pode ser encontrada em diversos contextos da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens, criar identidades culturais, entre outras funções. Nesta aula, será explorado como a música pode ser usada como forma de comunicação e como ela se relaciona com diferentes dimensões da vida social. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por_ _e__stações_, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a música pode ser usada como forma de comunicação. Em seguida, apresente a metodologia _Rotação por_ _e__stações_ e divida a turma em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de Letras de Músicas

    Os alunos irão analisar as letras de músicas de diferentes gêneros musicais e identificar as mensagens que estão sendo transmitidas. Eles devem discutir em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Música e Identidade Cultural

    Os alunos irão pesquisar sobre a música de uma cultura específica e apresentar para a turma como ela se relaciona com a identidade cultural desse povo. Eles podem utilizar recursos audiovisuais para ilustrar a apresentação.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Música e História

    Os alunos irão pesquisar sobre como a música foi usada em momentos históricos importantes, como guerras, revoluções, movimentos sociais, entre outros. Eles devem apresentar para a turma suas descobertas e discutir como a música pode ser usada como forma de protesto ou resistência.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de comunicação que a música pode assumir e como ela se relaciona com as diferentes dimensões da vida social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a música como forma de comunicação.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre as diferentes funções sociais da música.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações orais.
  • Capacidade dos alunos em relacionar a música com as diferentes dimensões da vida social.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia _Rotação por_ _e__stações_.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes formas de comunicação que a música pode assumir.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Analisar as letras de músicas de diferentes gêneros musicais e identificar as mensagens que estão sendo transmitidas.
  • Pesquisar sobre a música de uma cultura específica e apresentar para a turma como ela se relaciona com a identidade cultural desse povo.
  • Pesquisar sobre como a música foi usada em momentos históricos importantes e apresentar para a turma suas descobertas.