Aula sobre Musica E Comunicacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A música é uma forma de comunicação presente em diversas culturas e épocas. Ela pode ser utilizada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens e até mesmo para fins comerciais. Nesta aula, os alunos irão explorar a relação entre música e comunicação, analisando como a música pode ser usada para transmitir ideias e valores em diferentes contextos. A metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ será utilizada para que os alunos possam desenvolver um mapa conceitual sobre o tema, a fim de aprofundar seus conhecimentos e habilidades.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize com exemplos práticos, como músicas de protesto ou jingles publicitários. Os alunos serão convidados a compartilhar suas próprias experiências com a música como forma de comunicação.Etapa 2 - Preparação para a atividade
Apresente a metodologia da _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ e explique como os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Entregue aos alunos um roteiro com orientações para a atividade.Etapa 3 - Pesquisa e criação do mapa conceitual
Dê materiais de pesquisa sobre o tema e peça que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, tirando dúvidas e orientando os alunos na criação do mapa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias e como elas se relacionam com o tema da aula. Estimule a discussão e o debate entre os alunos, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o tema.Etapa 5 - Análise crítica de músicas
Mostre aos alunos músicas para eles analisarem, identificando como elas se relacionam com o tema da aula e como são usadas para transmitir mensagens e valores. Os alunos serão estimulados a fazer conexões entre as músicas e os mapas conceituais criados na etapa anterior.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da música como forma de comunicação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica de músicas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a interação e o diálogo entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais.
- Estimular a reflexão sobre a importância da música como forma de comunicação.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação de um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias relacionadas ao tema.
- Participação ativa nas discussões e debates em sala de aula.
- Capacidade de análise crítica de músicas relacionadas ao tema.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Reflexão crítica sobre o tema da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na análise crítica de músicas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates em sala de aula.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da música como forma de comunicação.
- Avaliar e dar feedback aos alunos sobre seu desempenho na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias relacionadas ao tema.
- Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula.
- Analisar criticamente músicas relacionadas ao tema.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre o tema da aula e sua importância na vida cotidiana.