Aula sobre Musica Para Dancar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, e sua relação com a dança é uma das mais fortes e marcantes. Desde os tempos mais remotos, a música tem sido usada para acompanhar e incentivar a dança, seja em rituais religiosos, festas populares, cerimônias de casamento, entre outras ocasiões. Os estudantes serão convidados a explorar a relação entre música e dança, e a entender como a escolha da música pode influenciar o tipo de dança que será realizada. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize\-o para os estudantes, explicando a relação entre música e dança e como elas se complementam. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para iniciar a atividade.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo deverá escolher uma situação em que a música é usada para incentivar a dança, como uma festa de casamento, uma festa junina, um baile de formatura, entre outras. A partir dessa situação, os alunos devem identificar o problema central, que pode ser a escolha da música adequada, a adaptação da dança ao ritmo da música, entre outros.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Com o problema identificado, os grupos devem buscar alternativas para resolvê-lo, levando em conta as características da música e da dança. Eles podem pesquisar sobre diferentes estilos musicais e tipos de dança, e discutir em grupo qual seria a melhor opção para a situação escolhida.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com as alternativas em mãos, os grupos devem escolher a melhor solução para o problema identificado e apresentá-la para a turma. Eles devem justificar a escolha da música e da dança, explicando como elas se complementam e como foram adaptadas à situação escolhida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma, mostrando como a música e a dança estão relacionadas e como elas podem ser usadas para incentivar a participação e a diversão em diferentes situações.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Ao final da atividade, promova uma discussão final com a turma, para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e aprendizados. Levante questões como: qual a importância da escolha da música para a dança? Como a música e a dança podem influenciar a nossa forma de pensar e agir?

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a relação entre música e dança, identificando suas características e como elas se complementam.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos, por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Promover a cooperação e a interação entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da música e da dança na cultura e na sociedade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se expressar por meio da música e da dança.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos sobre diferentes estilos musicais e tipos de dança.
  • Criatividade e originalidade na escolha da música e da dança para a situação escolhida.
  • Coerência e consistência na apresentação da solução escolhida pelo grupo.
  • Participação e contribuição dos alunos na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na atividade.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante a atividade.
  • Promover a discussão final e a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre diferentes estilos musicais e tipos de dança.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a escolha da música e da dança.
  • Apresentar a solução escolhida pelo grupo de forma clara e consistente.
  • Participar da discussão final e compartilhar suas opiniões e aprendizados.