Aula sobre Musica Para Dancar

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música é uma forma de arte que está presente em diversas culturas e épocas, sendo utilizada para diferentes finalidades, como para dançar, relaxar, expressar sentimentos, contar histórias, entre outras.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor apresenta o tema da aula e questiona os alunos sobre o que eles sabem sobre música para dançar. Os alunos registram suas respostas no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    O professor apresenta diferentes exemplos de músicas para dançar, de diferentes épocas e estilos musicais, e os alunos registram suas impressões sobre cada uma delas no template.

  3. Etapa 3 - Análise das músicas

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma música para analisar. Eles devem identificar o estilo musical, a época de produção, a finalidade da música, o público-alvo e as características que a tornam adequada para dançar. Cada grupo registra suas conclusões no template.

  4. Etapa 4 - Preparação da dança

    Com base nas análises feitas na etapa anterior, os grupos devem criar uma coreografia para a música que lhes foi atribuída.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Os grupos ensaiam suas coreografias e o professor acompanha e orienta o processo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua coreografia para a turma, enquanto a música correspondente é tocada. Os alunos registram suas impressões sobre as apresentações no template.

  7. Etapa 7 - Check-out

    O professor questiona os alunos sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Os alunos registram suas respostas no template.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de músicas para dançar.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da análise das músicas e da coreografia criada.
  • Criatividade e originalidade na apresentação da coreografia.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de músicas para dançar.
  • Orientar os alunos na análise das músicas e na criação da coreografia.
  • Acompanhar e orientar os ensaios e as apresentações.

Ações do aluno

  • Registrar suas impressões sobre as músicas e as coreografias no template de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo na análise das músicas e na criação da coreografia.
  • Ensaiar e apresentar a coreografia criada.