Aula sobre Musica Para Dancar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos estão em uma fase de descobertas e experimentações, e a música é uma das formas mais populares de expressão artística entre eles. A música para dançar é um tema que pode ser encontrado em diversas situações cotidianas, como festas, bailes e eventos sociais. Os alunos terão a oportunidade de conhecer diferentes estilos musicais e suas características, além de aprender sobre a relação entre música e dança. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos e realizarão atividades práticas e teóricas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve conversa sobre a importância da música para dançar e como ela está presente em diversos momentos da vida dos alunos. Em seguida, apresente os objetivos da atividade e a metodologia utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Estilos musicais

    Nessa estação, eles terão acesso a diferentes estilos musicais e suas características. Apresente exemplos de músicas de diferentes épocas e países, como samba, funk, rock, jazz, entre outros. Os alunos deverão ouvir as músicas e identificar suas características, como ritmo, melodia e instrumentação.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Dança

    Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre a relação entre música e dança. Apresente exemplos de diferentes estilos de dança e suas características, como salsa, hip hop, balé, entre outros. Os alunos deverão praticar alguns passos de dança e identificar como a música influencia a dança.

    Estação 3 - Composição

    Na terceira estação, os alunos terão a oportunidade de criar sua própria música para dançar. Disponibilize instrumentos musicais e materiais para que os alunos possam criar sua própria música. Eles deverão pensar em um ritmo e uma melodia que possam ser utilizados para dançar.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Ao final, os alunos se reunirão em grupo para compartilhar o que aprenderam nas diferentes estações. Promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a música e sua relação com a dança.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação das características dos diferentes estilos musicais e de dança.
  • Criação de uma música para dançar com ritmo e melodia adequados.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar as características dos diferentes estilos musicais e de dança.
  • Criar uma música para dançar com ritmo e melodia adequados.