Aula sobre Musica Para Dancar
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie com uma breve conversa sobre a importância da música para dançar e como ela está presente em diversos momentos da vida dos alunos. Em seguida, apresente os objetivos da atividade e a metodologia utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Estilos musicaisNessa estação, eles terão acesso a diferentes estilos musicais e suas características. Apresente exemplos de músicas de diferentes épocas e países, como samba, funk, rock, jazz, entre outros. Os alunos deverão ouvir as músicas e identificar suas características, como ritmo, melodia e instrumentação.
Etapa 3 - Estação 2 - Dança
Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre a relação entre música e dança. Apresente exemplos de diferentes estilos de dança e suas características, como salsa, hip hop, balé, entre outros. Os alunos deverão praticar alguns passos de dança e identificar como a música influencia a dança.Estação 3 - Composição
Na terceira estação, os alunos terão a oportunidade de criar sua própria música para dançar. Disponibilize instrumentos musicais e materiais para que os alunos possam criar sua própria música. Eles deverão pensar em um ritmo e uma melodia que possam ser utilizados para dançar.
Etapa 4 - Conclusão
Ao final, os alunos se reunirão em grupo para compartilhar o que aprenderam nas diferentes estações. Promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a música e sua relação com a dança.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação das características dos diferentes estilos musicais e de dança.
- Criação de uma música para dançar com ritmo e melodia adequados.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar as características dos diferentes estilos musicais e de dança.
- Criar uma música para dançar com ritmo e melodia adequados.