Aula sobre Musica Propaganda
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.".
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma das formas mais poderosas de comunicação e pode ser usada para diversos fins, inclusive para propaganda. A música pode ser usada para vender produtos, ideias e até mesmo políticos. Nesta atividade, os alunos irão analisar criticamente o uso da música na propaganda e como ela pode ser usada para manipular as pessoas.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.".
Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema da atividade e explique o que é propaganda e como a música pode ser usada para esse fim. Apresente exemplos de músicas usadas em propagandas e peça para os alunos analisarem a mensagem que a música passa. Aproveite para pesquisar propagandas que tenham músicas de conhecimento geral.Etapa 3 - Estudo de Caso
Apresente um estudo de caso de uma propaganda que utiliza música. Os alunos irão assistir à propaganda e analisar a mensagem que a música passa. Guie a discussão e peça para os alunos identificarem os elementos da música usados para manipular as pessoas.Etapa 4 - Criação do Modelo
Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes. O professor irá explicar como criar um infográfico e dar dicas de como organizar as informações.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre outras propagandas que utilizam música e preencher o modelo com as informações encontradas. Oriente a pesquisa e ajude os alunos a encontrar informações relevantes.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as propagandas que pesquisaram e como a música é usada para manipular as pessoas. Guie a discussão e peça para os alunos identificarem os elementos da música usados para manipular as pessoas.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua análise da propaganda escolhida e como a música é usada para passar uma determinada informação. Avalie a apresentação e dê feedback aos alunos.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a conteúdo resumindo os principais pontos discutidos e reforçando a importância de analisar criticamente as propagandas que utilizam música.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do infográfico.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.
Ações do professor
- Guiar as discussões em grupo.
- Orientar a pesquisa dos alunos.
- Dar feedback aos alunos sobre suas apresentações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um infográfico claro e objetivo.
- Apresentar sua análise de forma clara e objetiva.