Aula sobre Musica Propaganda
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A música é uma das formas mais poderosas de comunicação e tem sido usada em propagandas há décadas para influenciar o comportamento do consumidor. Nesta atividade, os alunos explorarão a relação entre música e propaganda, analisando criticamente como a música é usada para vender produtos e ideias.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma das formas mais poderosas de comunicação e tem sido usada em propagandas há décadas para influenciar o comportamento do consumidor. Nesta atividade, os alunos explorarão a relação entre música e propaganda, analisando criticamente como a música é usada para vender produtos e ideias.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e contextualize a relação entre música e propaganda. Aproveite para anotar os pontos levantados pelos alunos e expondo-os na lousa.Etapa 3 - Exemplos de Propagandas (20 minutos)
Apresente exemplos de propagandas que utilizam música. Proponha uma discussão em grupo sobre os elementos musicais utilizados e a mensagem transmitida.Etapa 4 - Construção do Modelo de Avaliação por Rubrica (20 minutos)
Oriente os alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica. Discussão em grupo sobre os critérios de avaliação.Etapa 5 - Análise Crítica das Músicas (30 minutos)
Com a divisão da turma em grupos, os alunos analisam uma música utilizada em propaganda e preenche o modelo de avaliação por rubrica.Etapa 6 - Debate Crítico (30 minutos)
Cada grupo apresenta sua análise e defende sua posição. Acompanhe o debate em grupo sobre as diferentes análises e opiniões, explorando os argumentos apresentados pelos alunos e pontuando com algumas perguntas norteadoras sobre o assunto.Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)
\- Reflexão sobre como a música pode influenciar o comportamento do consumidor e possíveis consequências.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Faça um momento de devolutiva sobre a participação dos alunos e o desenvolvimento da habilidade de análise crítica. Peça que os alunos também contribuam com a avaliação dos posicionamentos levantados na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica por meio da apreciação musical;
- Compreender a relação entre música e propaganda;
- Refletir sobre como a música pode ser usada para influenciar o comportamento do consumidor.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica da música utilizada na propaganda;
- Compreensão da relação entre música e propaganda;
- Participação ativa no debate e na construção do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Introduzir o tema e contextualizar a relação entre música e propaganda;
- Apresentar exemplos de propagandas que utilizam música e discutir com a turma;
- Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica;
- Moderar o debate crítico, incentivando a participação de todos os alunos;
- Fornecer feedback sobre a participação dos alunos e o desenvolvimento da habilidade de análise crítica.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico, apresentando argumentos e opiniões embasadas;
- Colaborar na construção do modelo de avaliação por rubrica, contribuindo com ideias e sugestões;
- Analisar criticamente as músicas utilizadas nas propagandas apresentadas, identificando elementos como letra, melodia, ritmo e contexto;
- Refletir sobre como a música pode influenciar o comportamento do consumidor e discutir possíveis consequências;
- Respeitar as opiniões dos colegas e participar de forma construtiva no processo de aprendizagem.