Aula sobre Musica Propaganda

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A música é uma das formas mais poderosas de comunicação e tem sido usada em propagandas há décadas para influenciar o comportamento do consumidor. Nesta atividade, os alunos explorarão a relação entre música e propaganda, analisando criticamente como a música é usada para vender produtos e ideias.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais poderosas de comunicação e tem sido usada em propagandas há décadas para influenciar o comportamento do consumidor. Nesta atividade, os alunos explorarão a relação entre música e propaganda, analisando criticamente como a música é usada para vender produtos e ideias.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize a relação entre música e propaganda. Aproveite para anotar os pontos levantados pelos alunos e expondo-os na lousa.

  3. Etapa 3 - Exemplos de Propagandas (20 minutos)

    Apresente exemplos de propagandas que utilizam música. Proponha uma discussão em grupo sobre os elementos musicais utilizados e a mensagem transmitida.

  4. Etapa 4 - Construção do Modelo de Avaliação por Rubrica (20 minutos)

    Oriente os alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica. Discussão em grupo sobre os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Análise Crítica das Músicas (30 minutos)

    Com a divisão da turma em grupos, os alunos analisam uma música utilizada em propaganda e preenche o modelo de avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Debate Crítico (30 minutos)

    Cada grupo apresenta sua análise e defende sua posição. Acompanhe o debate em grupo sobre as diferentes análises e opiniões, explorando os argumentos apresentados pelos alunos e pontuando com algumas perguntas norteadoras sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    \- Reflexão sobre como a música pode influenciar o comportamento do consumidor e possíveis consequências.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)

    Faça um momento de devolutiva sobre a participação dos alunos e o desenvolvimento da habilidade de análise crítica. Peça que os alunos também contribuam com a avaliação dos posicionamentos levantados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica por meio da apreciação musical;
  • Compreender a relação entre música e propaganda;
  • Refletir sobre como a música pode ser usada para influenciar o comportamento do consumidor.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica da música utilizada na propaganda;
  • Compreensão da relação entre música e propaganda;
  • Participação ativa no debate e na construção do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizar a relação entre música e propaganda;
  • Apresentar exemplos de propagandas que utilizam música e discutir com a turma;
  • Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por rubrica;
  • Moderar o debate crítico, incentivando a participação de todos os alunos;
  • Fornecer feedback sobre a participação dos alunos e o desenvolvimento da habilidade de análise crítica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico, apresentando argumentos e opiniões embasadas;
  • Colaborar na construção do modelo de avaliação por rubrica, contribuindo com ideias e sugestões;
  • Analisar criticamente as músicas utilizadas nas propagandas apresentadas, identificando elementos como letra, melodia, ritmo e contexto;
  • Refletir sobre como a música pode influenciar o comportamento do consumidor e discutir possíveis consequências;
  • Respeitar as opiniões dos colegas e participar de forma construtiva no processo de aprendizagem.