Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando para os alunos que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células. Este tema é importante para que os estudantes possam compreender melhor o mundo microscópico e suas dimensões. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor a importância das unidades de medida na escala de células.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a importância das unidades de medida na escala de células. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam compreender melhor as necessidades e desejos das células.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre unidades de medida

    Peça para os alunos pesquisarem sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar os resultados da discussão em grupo ou individual. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    dê uma lista de exercícios para os alunos praticarem, utilizando as unidades de medida aprendidas na aula. O objetivo é que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância das unidades de medida na escala de células e como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que as unidades de medidas podem ser úteis e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância das unidades de medida na escala de células.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a atividade de _Design Thinking_.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Conduzir a discussão em grupo e a apresentação dos resultados.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Realizar pesquisa sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos resultados.
  • Realizar a atividade prática proposta pelo professor.
  • Participação ativa na atividade de _Design Thinking_.