Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células. Eles irão entender como as células são medidas e como essas medidas são importantes para a compreensão da biologia celular. Para contextualizar o tema, apresente exemplos práticos, como a medição de células em laboratórios de pesquisa, a importância da medição para a compreensão de doenças e tratamentos, e como a medição de células pode ser aplicada em outras áreas, como a tecnologia.

  1. Etapa 1 - ‘Check-in’

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre unidade de medidas e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    O professor deve apresentar aos alunos um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue uma lista de problemas envolvendo cálculos de unidades de medidas. Os alunos devem trabalhar em grupo de 3 a 5 alunos para resolverem os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seus exemplos práticos para a turma. Os alunos irão registrar as informações em seus _templates_.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre unidades de medida e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo medição de células e como as unidades de medida são utilizadas na biologia celular e em outras áreas. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o ‘check-out’ trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos de aplicação das unidades de medida em outras áreas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do _template_ de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos na apresentação dos exemplos práticos.
  • Participação ativa dos alunos na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância da medição de células.
  • Apresentar os conceitos básicos de unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Apresentar exemplos práticos de como as unidades de medida são utilizadas na biologia celular e em outras áreas.
  • Orientar os alunos na atividade em grupo.
  • Concluir a aula reforçando a importância da medição de células e como as unidades de medida são utilizadas na biologia celular e em outras áreas.

Ações do aluno

  • Criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Registrar as informações apresentadas pelo professor em seus _templates_.
  • Trabalhar em grupo para criar exemplos práticos de aplicação das unidades de medida em outras áreas.
  • Apresentar os exemplos práticos criados pelo grupo para a turma.
  • Registrar as informações apresentadas pelo professor na conclusão da aula em seus _templates_.