Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie falando para os alunos que, nesta aula, eles trabalharão com as unidades de medida utilizadas na escala de células. Essas unidades são muito importantes para entendermos o tamanho e a estrutura das células, sendo a base de todos os seres vivos. Além disso, essas unidades também são utilizadas em outras áreas, como na medicina e na biotecnologia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto e peça para falarem outros exemplos do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema relacionado às unidades de medida utilizadas na escala de células para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Os alunos deverão explicar qual é o problema e por que ele é importante. Incentive a participação de todos para enriquecer a atividade.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. Eles deverão registrar todas as informações obtidas. Eles poderão entrevistar colegas e professores durante a aula e nos intervalos. Estipule uma quantidade mínima de entrevistados.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os alunos irão analisar o contexto do problema. Eles deverão explicar o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação e solução

    Os alunos irão comparar as informações obtidas em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre as informações. Além disso, com base nas informações coletadas e analisadas, os alunos irão propor soluções para o problema identificado. Eles deverão explicar o que o grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Cada grupo irá criar um infográfico para disseminar a informação obtida. Ele deverá conter lacunas a serem preenchidas pelos alunos com as informações coletadas e analisadas. Peça realizarem a atividade em casa e apresentarem o _template_ na próxima aula para avaliação e retomada do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e propor soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Qualidade dos infográficos criados pelos alunos.
  • Coerência entre as informações apresentadas e as lacunas preenchidas nos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a análise crítica de informações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado às unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e comparar as informações obtidas com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação obtida.