Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Fale para os alunos que, nesta aula, eles irão aprender sobre as unidades de medida utilizadas na escala de células. Essa é uma habilidade importante para entender o mundo ao nosso redor, pois muitas vezes precisamos medir coisas muito pequenas, como células e vírus. Além disso, a metodologia utilizada será a _Gamificação_, que consiste em transformar a aula em um jogo, tornando o aprendizado mais divertido e envolvente. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema, o que irá estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a importância das unidades de medida na escala de células. Em seguida, explique a metodologia da aula, que será a _Gamificação_, e apresente o objetivo da atividade.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e peça para escolherem um líder para cada grupo.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deve ser relacionado ao tema e seus subtópicos, como unidades de medida de comprimento, área e volume. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas e tesouras para a criação do jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações relacionadas ao tema.Etapa 5 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar os jogos feitos pelos demais grupos. Supervisione e auxilie na resolução das perguntas e ações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final do jogo, os alunos irão se reunir com o grupo inicialmente formado para discutir o que aprenderam e como a atividade pode ser aplicada no cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando o objetivo da atividade e a importância das unidades de medida na escala de células.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Tornar o aprendizado mais divertido e envolvente.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade nas perguntas e ações.
- Participação e colaboração em grupo.
- Conhecimento e aplicação das unidades de medida na escala de células.
- Reflexão sobre a aplicação do tema no cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula.
- Fornecer materiais para a criação do jogo.
- Supervisionar e auxiliar na resolução das perguntas e ações.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Encerrar a aula reforçando o objetivo da atividade.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro relacionado ao tema.
- Participar e colaborar em grupo.
- Jogar e resolver as perguntas e ações dos jogos criados pelos colegas.
- Refletir sobre a aplicação do tema no cotidiano.
- Apresentar o jogo criado para a turma.