Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que, nesta aula, eles trabalharão com unidades de medida utilizadas na escala de células. As células são as unidades básicas da vida e, para estudá-las, é necessário utilizar medidas muito pequenas, como o micrômetro e o nanômetro. Essas unidades também são utilizadas em outras áreas, como na tecnologia, na medicina e na física.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Micrômetro

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o micrômetro, uma unidade de medida utilizada para medir objetos muito pequenos, como células. Apresente um objeto para ser medido com o micrômetro e os alunos deverão realizar a medição e registrar o resultado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Nanômetro

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o micrômetro, uma unidade de medida utilizada para medir objetos muito pequenos, como células. Apresente outro objeto para ser medido com o micrômetro e os alunos deverão realizar a medição e registrar o resultado. Peça para compararem o resultado atual com o da estação anterior.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações

    Os alunos irão trabalhar com exemplos práticos de aplicação das unidades de medida utilizadas na escala de células. Apresente exemplos de aplicação na medicina, na tecnologia e na física. Os alunos deverão discutir em grupo sobre as aplicações e registrar as conclusões.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando unidades de medida utilizadas na escala de células.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em realizar medições utilizando as unidades de medida apresentadas.
  • Compreensão dos alunos sobre as aplicações das unidades de medida na escala de células.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Realizar medições utilizando as unidades de medida apresentadas.
  • Discutir em grupo sobre as aplicações das unidades de medida na escala de células.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.