Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que, nesta aula, eles trabalharão com unidades de medida utilizadas na escala de células. As células são as unidades básicas da vida e, para estudá-las, é necessário utilizar medidas muito pequenas, como o micrômetro e o nanômetro. Essas unidades também são utilizadas em outras áreas, como na tecnologia, na medicina e na física.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Estação 1 - Micrômetro
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o micrômetro, uma unidade de medida utilizada para medir objetos muito pequenos, como células. Apresente um objeto para ser medido com o micrômetro e os alunos deverão realizar a medição e registrar o resultado.Etapa 3 - Estação 2 - Nanômetro
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o micrômetro, uma unidade de medida utilizada para medir objetos muito pequenos, como células. Apresente outro objeto para ser medido com o micrômetro e os alunos deverão realizar a medição e registrar o resultado. Peça para compararem o resultado atual com o da estação anterior.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações
Os alunos irão trabalhar com exemplos práticos de aplicação das unidades de medida utilizadas na escala de células. Apresente exemplos de aplicação na medicina, na tecnologia e na física. Os alunos deverão discutir em grupo sobre as aplicações e registrar as conclusões.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.Etapa 6 - Aplicação prática
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando unidades de medida utilizadas na escala de células.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em realizar medições utilizando as unidades de medida apresentadas.
- Compreensão dos alunos sobre as aplicações das unidades de medida na escala de células.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das unidades de medida utilizadas na escala de células.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Realizar medições utilizando as unidades de medida apresentadas.
- Discutir em grupo sobre as aplicações das unidades de medida na escala de células.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.