Aula sobre Names De Medida Utilizadas Na Escala De Celulas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula falando para os alunos que, nesta aula, eles trabalharão com unidades de medida utilizadas na escala de células. As células são as unidades básicas da vida e, para estudá-las, é necessário utilizar medidas muito pequenas, como o micrômetro e o nanômetro. Essas unidades também são utilizadas em outras áreas, como na tecnologia, na medicina e na física.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de unidades de medidas e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de unidades de medidas como, por exemplo, em escalas, medir objetos, distância entre uma cidade a outra. Utilize ilustrações e exemplos reais para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamunidades de medidas. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do _template_.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo curto e objetivo sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na criação do _template_.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do _template_.
  • Compreender os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Participar ativamente durante toda a aula.