Narrativas míticas x Dados arqueológicos

Nessa aula de História, vamos conhecer um pouco sobre a origem de Roma... Pelo que falam tem uma história que dois meninos foram alimentados por uma loba (ahn? Comassim?)... Bora conhecer melhor? 🐺


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre a fundação de Roma:

    A) Dados arqueológicos mostram que a fundação de Roma foi obra dos guerreiros Rômulo, Remo e Enéias.

    B) A fundação de Roma ocorreu no século VIII a.C., data que foi calculada com precisão de acordo com achados arqueológicos.

    C) A Arqueologia mostra que o local foi permanentemente ocupado séculos antes de 754 a.C., mas o processo de urbanização ocorreu mais tarde.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" pretende mostrar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para se chegar a uma conclusão mais precisa sobre um determinado período histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre a formação da Roma Antiga. Essa atividade permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

    Gamificação

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo mostrar aos alunos como a História é construída a partir de diferentes fontes e como é importante analisar criticamente essas fontes para entendermos o passado. Para isso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo de criação e desenvolvimento de ideias. Vamos utilizar essa metodologia para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Design Sprint

    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico e as diferentes perspectivas sobre o tema. É importante ressaltar que a história é construída a partir de diferentes fontes e narrativas, e que a análise crítica dessas fontes é fundamental para uma compreensão mais completa e precisa do passado.

    Design Thinking

    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação da Roma Antiga e como as narrativas míticas e os dados arqueológicos podem ser utilizados para compreender esse período. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a análise de objetos antigos ou a comparação de diferentes versões de uma mesma história.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação da Roma Antiga, comparando as narrativas míticas com os dados arqueológicos encontrados. Para isso, serão divididos em grupos e irão realizar atividades em estações diferentes, cada uma com uma abordagem diferente sobre o tema. É importante ressaltar que a metodologia utilizada será a Rotação por estações, que permite uma maior interação dos alunos com o conteúdo e uma aprendizagem mais significativa.

    Rotação por estações

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: