Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como será desenvolvida a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Contextualize o tema apresentando exemplos de como as narrativas míticas e os dados arqueológicos podem ser encontrados no cotidiano dos estudantes, como em filmes, séries, jogos e livros. Além disso, pode ser interessante mostrar como a história da Roma Antiga é importante para entendermos a nossa própria sociedade e política atual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as narrativas míticas e os dados arqueológicos relacionados à formação da Roma Antiga. Você pode disponibilizar materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e haverá uma discussão em grupo sobre as diferenças entre as narrativas míticas e os dados arqueológicos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos criarão um diário de bordo contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”, relacionados à formação da Roma Antiga. Você pode disponibilizar um modelo para auxiliar na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo e haverá uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo criado em grupo.
  • Capacidade de apresentar soluções criativas e coerentes.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Auxiliar na criação do diário de bordo.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo e da discussão em grupo.
  • Criar um diário de bordo em grupo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar soluções criativas e coerentes.