Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo mostrar aos alunos como a História é construída a partir de diferentes fontes e como é importante analisar criticamente essas fontes para entendermos o passado. Para isso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo de criação e desenvolvimento de ideias. Vamos utilizar essa metodologia para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Design Sprint
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de analisar criticamente as fontes históricas. Serão apresentados exemplos de como as narrativas míticas e os dados arqueológicos podem ser utilizados para entendermos o passado.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre a formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Eles deverão buscar informações em diferentes fontes, como livros, sites e vídeos.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um esboço do que eles entenderam sobre o tema. Eles deverão organizar as informações que encontraram e criar um mapa mental ou um esquema para ajudá-los a visualizar as conexões entre as informações.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo as informações que encontraram e decidir quais são as mais importantes para a compreensão do tema. Eles deverão justificar suas escolhas e chegar a um consenso.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo de como eles gostariam de apresentar as informações que escolheram. Eles poderão criar um cartaz, uma apresentação de slides ou um vídeo curto.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback seu e dos colegas. Eles deverão explicar como chegaram às escolhas que fizeram e como as informações que escolheram ajudam a entender o tema.Etapa 7 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância de analisar criticamente as fontes históricas e como a metodologia Design Sprint pode ajudar nesse processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de diferentes fontes históricas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e chegar a um consenso.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e análise crítica de diferentes fontes históricas.
- Capacidade de organização e síntese das informações encontradas.
- Capacidade de trabalhar em grupo e chegar a um consenso.
- Qualidade do protótipo criado.
- Capacidade de apresentar as informações de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de analisar criticamente as fontes históricas.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica das fontes.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Dar feedback aos alunos sobre seus protótipos.
- Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância de analisar criticamente as fontes históricas.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar criticamente diferentes fontes históricas.
- Trabalhar em grupo e chegar a um consenso sobre as informações mais importantes.
- Criar um protótipo de como apresentar as informações escolhidas.
- Apresentar o protótipo para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.
- Participar das discussões em grupo e das atividades propostas pelo professor.