Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo mostrar aos alunos como a História é construída a partir de diferentes fontes e como é importante analisar criticamente essas fontes para entendermos o passado. Para isso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo de criação e desenvolvimento de ideias. Vamos utilizar essa metodologia para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de analisar criticamente as fontes históricas. Serão apresentados exemplos de como as narrativas míticas e os dados arqueológicos podem ser utilizados para entendermos o passado.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Eles deverão buscar informações em diferentes fontes, como livros, sites e vídeos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do que eles entenderam sobre o tema. Eles deverão organizar as informações que encontraram e criar um mapa mental ou um esquema para ajudá-los a visualizar as conexões entre as informações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as informações que encontraram e decidir quais são as mais importantes para a compreensão do tema. Eles deverão justificar suas escolhas e chegar a um consenso.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de como eles gostariam de apresentar as informações que escolheram. Eles poderão criar um cartaz, uma apresentação de slides ou um vídeo curto.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback seu e dos colegas. Eles deverão explicar como chegaram às escolhas que fizeram e como as informações que escolheram ajudam a entender o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância de analisar criticamente as fontes históricas e como a metodologia Design Sprint pode ajudar nesse processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de diferentes fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e chegar a um consenso.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise crítica de diferentes fontes históricas.
  • Capacidade de organização e síntese das informações encontradas.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e chegar a um consenso.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Capacidade de apresentar as informações de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de analisar criticamente as fontes históricas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica das fontes.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus protótipos.
  • Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância de analisar criticamente as fontes históricas.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar criticamente diferentes fontes históricas.
  • Trabalhar em grupo e chegar a um consenso sobre as informações mais importantes.
  • Criar um protótipo de como apresentar as informações escolhidas.
  • Apresentar o protótipo para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.
  • Participar das discussões em grupo e das atividades propostas pelo professor.