Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico e as diferentes perspectivas sobre o tema. É importante ressaltar que a história é construída a partir de diferentes fontes e narrativas, e que a análise crítica dessas fontes é fundamental para uma compreensão mais completa e precisa do passado.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância da análise crítica das fontes históricas. Será feita uma breve contextualização sobre a formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema e identificar possíveis lacunas ou contradições nas narrativas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as diferentes perspectivas identificadas no mapa de empatia e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema. Oriente a discussão e estimular a análise crítica das fontes históricas.

  4. Etapa 4 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre o tema e as diferentes perspectivas identificadas no mapa de empatia. Estimule o debate e a análise crítica das conclusões apresentadas.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em que deverão analisar uma fonte histórica (texto, imagem, objeto, etc.) e identificar possíveis lacunas ou contradições na narrativa apresentada. O objetivo é aplicar os conceitos discutidos na aula e desenvolver a habilidade de análise crítica das fontes históricas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as conclusões da atividade prática e tentar chegar a uma conclusão sobre a narrativa apresentada. Você irá orientar a discussão e estimular a análise crítica das fontes históricas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da análise crítica das fontes históricas para uma compreensão mais completa e precisa do passado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica das fontes históricas.
  • Estimular o debate e a análise crítica das diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e chegar a uma conclusão coletiva sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar os conceitos discutidos na aula em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de análise crítica das fontes históricas.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e chegar a uma conclusão coletiva sobre o tema.
  • Criatividade e capacidade de pensar fora da caixa.
  • Capacidade de aplicar os conceitos discutidos na aula em situações práticas.

Ações do professor

  • Orientar as discussões em grupo e estimular a análise crítica das fontes históricas.
  • Estimular o debate e a análise crítica das diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa.
  • Orientar a atividade prática e estimular a aplicação dos conceitos discutidos na aula.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da análise crítica das fontes históricas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar criticamente as fontes históricas apresentadas.
  • Trabalhar em grupo e chegar a uma conclusão coletiva sobre o tema.
  • Ser criativo e pensar fora da caixa.
  • Aplicar os conceitos discutidos na aula em situações práticas.