Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" pretende mostrar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para se chegar a uma conclusão mais precisa sobre um determinado período histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre a formação da Roma Antiga. Essa atividade permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula explicando a importância de se analisar diferentes fontes históricas para se chegar a uma conclusão mais precisa sobre um determinado período histórico. Em seguida, apresentará o tema da aula: "Narrativas míticas x Dados arqueológicos". Por fim, explicará a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre a formação da Roma Antiga. As perguntas e afirmações devem ser baseadas em diferentes fontes históricas, como narrativas míticas e dados arqueológicos.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos trocarão suas cartas com outro grupo e responderão às perguntas e afirmações criadas por eles.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo discutirá as respostas dadas pelo outro grupo e apresentará suas conclusões sobre a formação da Roma Antiga.

  6. Etapa 6 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você fará uma reflexão sobre a importância de se analisar diferentes fontes históricas e como isso pode contribuir para uma compreensão mais precisa sobre um determinado período histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de análise de diferentes fontes históricas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Qualidade das respostas dadas às perguntas e afirmações.
  • Qualidade das conclusões apresentadas.
  • Qualidade da apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar a importância de se analisar diferentes fontes históricas.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Fazer uma reflexão sobre as conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações baseadas em diferentes fontes históricas.
  • Responder às perguntas e afirmações criadas por outro grupo.
  • Discutir as respostas dadas pelo outro grupo e apresentar suas conclusões.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.