Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação da Roma Antiga, comparando as narrativas míticas com os dados arqueológicos encontrados. Para isso, serão divididos em grupos e irão realizar atividades em estações diferentes, cada uma com uma abordagem diferente sobre o tema. É importante ressaltar que a metodologia utilizada será a Rotação por estações, que permite uma maior interação dos alunos com o conteúdo e uma aprendizagem mais significativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos e explicar como funcionará a metodologia de Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Narrativas míticas

    Nesta estação, os alunos irão ler e analisar algumas narrativas míticas sobre a formação da Roma Antiga. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas nas narrativas e como elas podem ser interpretadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Dados arqueológicos

    Nesta estação, os alunos irão analisar imagens de objetos e ruínas encontrados em escavações arqueológicas na região onde se localizava a Roma Antiga. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas pelos dados arqueológicos e como elas podem ser interpretadas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Comparação

    Nesta estação, os alunos irão comparar as informações obtidas nas duas estações anteriores e discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre as narrativas míticas e os dados arqueológicos. Em seguida, irão elaborar um texto coletivo sobre as conclusões obtidas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar para a turma as conclusões obtidas em sua estação. Você deverá mediar a discussão e complementar as informações apresentadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforce a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes fontes históricas.
  • Estimular a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar textos coletivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das informações apresentadas nas narrativas míticas e nos dados arqueológicos.
  • Capacidade de comparar e relacionar as informações obtidas nas duas estações anteriores.
  • Elaboração de um texto coletivo coerente e bem estruturado.
  • Participação na socialização das conclusões obtidas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de Rotação por estações.
  • Mediar as discussões entre os alunos.
  • Complementar as informações apresentadas pelos alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar as narrativas míticas sobre a formação da Roma Antiga.
  • Analisar imagens de objetos e ruínas encontrados em escavações arqueológicas na região onde se localizava a Roma Antiga.
  • Comparar as informações obtidas nas duas estações anteriores.
  • Elaborar um texto coletivo sobre as conclusões obtidas.
  • Apresentar para a turma as conclusões obtidas em sua estação.