Aula sobre Narrativas Miticas X Dados Arqueologicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Narrativas míticas x Dados arqueológicos" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação da Roma Antiga e como as narrativas míticas e os dados arqueológicos podem ser utilizados para compreender esse período. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a análise de objetos antigos ou a comparação de diferentes versões de uma mesma história.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de se analisar diferentes fontes históricas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com a história e a importância de se estudar o passado.

  2. Etapa 2 - Leitura de texto

    Os alunos irão ler um texto sobre a formação da Roma Antiga e as diferentes narrativas míticas que existem sobre esse período. Oriente a leitura e faça perguntas para verificar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir as diferentes narrativas míticas sobre a formação da Roma Antiga. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Análise de dados arqueológicos

    Os alunos irão analisar dados arqueológicos sobre a formação da Roma Antiga e comparar com as narrativas míticas discutidas anteriormente. Você irá orientar a análise e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá orientar a criação do template e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e você irá fazer comentários sobre as reflexões apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de se analisar diferentes fontes históricas para compreender um determinado período histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes fontes históricas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as narrativas míticas e os dados arqueológicos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Análise crítica dos dados arqueológicos.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar a leitura do texto e a análise dos dados arqueológicos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar criticamente os dados arqueológicos.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.