Níveis de linguagem

Coloquial ou culta: você conhece os níveis de linguagem? Vamos aprender mais sobre a linguagem nessa aula de Português. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Indique qual das opções é a correta.

    I. A linguagem culta é a que aprendemos na escola.

    II. A linguaguem coloquial é mais descontraída.

    III. A linguagem culta é certa e a coloquial é errada.

    A) V - V - V

    B) V - F - F

    C) V - V - F

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Níveis de linguagem são formas diferentes de falar e escrever, que variam conforme o contexto social e cultural em que nos encontramos. O estudo dos níveis de linguagem é fundamental para podermos nos comunicar de maneira adequada em diferentes situações. Por exemplo, quando estamos em uma entrevista de emprego, precisamos falar de maneira mais formal e cuidadosa; já quando estamos com amigos em um bar, podemos usar uma linguagem mais descontraída. Nesta atividade, serão estudadas as regras de colocação pronominal na norma-padrão, comparando-as com seu uso na linguagem coloquial. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar suas atividades.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Níveis de linguagem são variações na forma de falar e escrever conforme a situação comunicativa. Em nosso cotidiano, utilizamos diferentes níveis de linguagem, como o coloquial, o formal e o técnico. Ainda que o uso de cada um deles seja diferente, precisamos saber identificá-los e usá-los adequadamente para garantir uma comunicação eficaz. Nessa atividade, por meio da metodologia Design Sprint, os alunos aprenderão a comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O tema "Níveis de Linguagem" é fundamental para que os estudantes desenvolvam habilidades comunicativas em diferentes contextos. É importante que eles saibam identificar as situações em que a linguagem formal é mais adequada e quando a linguagem coloquial é permitida. Essa habilidade é essencial para que os alunos possam se comunicar de forma efetiva e adequada em diferentes situações, como em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação acadêmica. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que ajudará os alunos a compreender as diferentes nuances da linguagem utilizada em diferentes contextos.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A atividade proposta pretende promover a reflexão e o debate sobre a variação na colocação pronominal, explorando as diferenças entre a norma-padrão e o uso coloquial. Por meio do Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos terão a oportunidade de analisar exemplos reais, discutir as razões por trás dessas variações e refletir sobre a importância da adequação linguística em diferentes contextos. A atividade visa desenvolver a consciência linguística dos alunos, estimulando sua capacidade de compreender, respeitar e valorizar a diversidade linguística.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Nesta atividade, os alunos irão explorar os diferentes níveis de linguagem na Língua Portuguesa. Eles irão aprender sobre a norma-padrão e o português coloquial, e como as regras de colocação pronominal podem variar em cada um desses níveis. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos irão trabalhar em grupos para realizar diferentes atividades relacionadas ao tema. Ao final da atividade, os alunos serão capazes de comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A atividade proposta visa desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com seu uso na linguagem coloquial. Por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a pesquisar, analisar e discutir exemplos concretos que evidenciem as variações na colocação pronominal. Além disso, eles terão a oportunidade de exercitar a argumentação, a expressão oral e a criatividade na criação de diálogos ou situações que exemplifiquem as diferentes formas de uso dos pronomes. A atividade busca promover uma aprendizagem significativa, contextualizada e colaborativa, incentivando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades importantes para a compreensão e o uso adequado da língua portuguesa.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: