Aula sobre Niveis De Linguagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A atividade proposta visa desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com seu uso na linguagem coloquial. Por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a pesquisar, analisar e discutir exemplos concretos que evidenciem as variações na colocação pronominal. Além disso, eles terão a oportunidade de exercitar a argumentação, a expressão oral e a criatividade na criação de diálogos ou situações que exemplifiquem as diferentes formas de uso dos pronomes. A atividade busca promover uma aprendizagem significativa, contextualizada e colaborativa, incentivando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades importantes para a compreensão e o uso adequado da língua portuguesa.

  1. Etapa 1 - Introdução e pesquisa

    Introduza o tema dos níveis de linguagem e explique a importância de conhecer as regras da norma-padrão e sua variação no uso coloquial.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos e peça que eles pesquisem exemplos de colocação pronominal na norma-padrão e em contextos coloquiais, como diálogos informais, músicas, redes sociais, etc. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize materiais impressos para que eles ganhem repertório sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Os grupos compartilham suas descobertas em forma de apresentação, destacando as diferenças e semelhanças entre os usos.

  4. Etapa 4 - Análise e discussão

    Os alunos participam de uma discussão sobre os exemplos de colocação pronominal encontrados. São levantadas questões como: por que ocorrem variações na colocação pronominal? Quais são os contextos em que cada forma é mais comum? Qual é a importância de conhecer e respeitar a norma-padrão? Incentive os alunos a expor suas opiniões, argumentar e fundamentar suas ideias com exemplos concretos.

  5. Etapa 5 - Projeto de criação

    Cada grupo é desafiado a criar um diálogo ou situação em que sejam apresentadas diferentes formas de colocação pronominal, explorando os níveis de linguagem. Os grupos podem criar vídeos, esquetes teatrais, apresentações de slides ou outras formas de apresentação criativa.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Ao final das apresentações, os alunos devem refletir sobre as diferentes formas de colocação pronominal utilizadas em cada contexto, discutindo as possíveis implicações e interpretações que essas variações podem gerar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e comparação entre as regras de colocação pronominal na norma-padrão e seu uso no português brasileiro coloquial;
  • Estimular a pesquisa e a busca por exemplos concretos que ilustrem as variações na colocação pronominal;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância de conhecer e respeitar a norma-padrão da língua;
  • Incentivar a participação ativa em discussões em sala de aula, estimulando o diálogo e a troca de ideias entre os alunos;
  • Fomentar a capacidade de argumentação, fundamentação e expressão oral dos alunos;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
  • Criatividade e originalidade na criação do diálogo ou situação;
  • Capacidade de argumentação e fundamentação das ideias apresentadas;
  • Coerência e clareza na exposição dos exemplos e nas reflexões feitas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar e acompanhar os grupos na pesquisa;
  • Mediar a discussão em sala de aula, estimulando a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os grupos na criação do projeto de apresentação;
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre exemplos de colocação pronominal na norma-padrão e no português brasileiro coloquial;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula, compartilhando suas opiniões e argumentos;
  • Trabalhar em equipe na criação do diálogo ou situação que apresentará as diferentes formas de colocação pronominal.