Aula sobre Niveis De Linguagem

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Níveis de linguagem são variações na forma de falar e escrever conforme a situação comunicativa. Em nosso cotidiano, utilizamos diferentes níveis de linguagem, como o coloquial, o formal e o técnico. Ainda que o uso de cada um deles seja diferente, precisamos saber identificá-los e usá-los adequadamente para garantir uma comunicação eficaz. Nessa atividade, por meio da metodologia Design Sprint, os alunos aprenderão a comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o conceito de níveis de linguagem, explicando as diferenças entre o coloquial, o formal e o técnico. Para ilustrar, você pode apresentar exemplos de cada um desses níveis em diferentes situações comunicativas.

    Exemplo prático:

    Linguagem Coloquial: _"Me dá um minuto."_

    Norma Culta: _"Dá-me um minuto."_


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada etapa deve ser descrita em uma palavra e com uma breve explicação. A seguir, os alunos deverão fazer um esboço de como seria a aplicação de cada etapa em um projeto de criação de um aplicativo de comunicação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão decidir como será a essência deste aplicativo, considerando como será a linguagem utilizada com o usuário e elementos como:

    1\. Objetivos e público-alvo: defina claramente os objetivos do aplicativo e identifique o público-alvo para o qual ele se destina. Isso ajudará a direcionar o design, os recursos e as funcionalidades do aplicativo.

    2\. Funcionalidades essenciais: Identifique as funcionalidades principais que o aplicativo de comunicação deve oferecer. Isso pode incluir recursos como mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de mídia, recursos de privacidade, entre outros.

    3\. Monetização: Considere diferentes modelos de monetização, como publicidade, compras dentro do aplicativo ou assinaturas, se for necessário. Pense em como o aplicativo será rentável e sustentável a longo prazo.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um protótipo de um aplicativo de comunicação utilizando o nível coloquial de linguagem.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão testar seus protótipos uns com os outros e avaliar se a comunicação foi efetiva e clara.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso na linguagem coloquial;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Estimular a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula;
  • Capacidade de criar e justificar as etapas do template de Design Sprint;
  • Habilidade de aplicar a colocação pronominal de forma adequada no nível coloquial de linguagem;
  • Efetividade da comunicação no teste do protótipo do aplicativo criado.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de diferentes níveis de linguagem;
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint;
  • Auxiliar os alunos na criação dos protótipos dos aplicativos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um template de Design Sprint com 5 etapas;
  • Criar um protótipo de um aplicativo de comunicação utilizando o nível coloquial de linguagem.